(Foto: Prefeitura de Jundiaí)
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, estiveram, na semana passada, na Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) onde apresentaram os projetos prioritários do município para ampliação das transposições sobre a Via Anhanguera. Serão três ampliações e dois novos dispositivos que precisam ser implantados para resolver os problemas de mobilidade da cidade, que é cortada pela rodovia, e que acaba levando um fluxo grande de veículos para o sistema.

Os projetos aliviam a capacidade rodoviária, além de ampliar e facilitar o acesso urbano aos bairros das regiões Sul e Oeste, a partir da rodovia Anhanguera e das novas marginais que estão em construção, e foram discutidos precedidos de estudos de tráfego propostos pela Prefeitura e realizados pela CCR/Autoban, concessionária responsável pela rodovia. “A região Sul da cidade precisa de um acesso novo, mais fluído e a região Oeste precisa de novas ligações urbanas, devido à expansão populacional nos últimos anos, por ser uma zona em franco desenvolvimento. Desta forma, a reestruturação do sistema viário que serve a essas regiões envolve a necessidade de investimentos no sistema viário urbano e a conectividade com os dispositivos de acesso e transposições às rodovias. Mobilidade urbana é um desafio que precisa ser pensado a médio e longo prazo. Por isso, estamos planejando ações para que nosso munícipe tenha alternativas de viagens que não precise acessar a rodovia, que já fica congestionada nos horários de pico”, explica o gestor de Governo e Finanças, Parimoschi.

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Entre os projetos apresentados pelos gestores de Jundiaí ao diretor geral da Artesp, Milton Persoli, diretor de Investimentos da Artesp, João Luiz Lopes, e ao chefe de gabinete, Caio Miranda, estão: a implantação da fase 2 do Complexo Viário Jundiaí, com a execução das alças na Avenida Jundiaí, a execução do trecho da via marginal local da rodovia Anhanguera no sentido Campinas e no sentido da Unianchieta, na região Sul da cidade; implantação de um túnel na altura do km 54,5 da rodovia; construção de um novo viaduto no km 65, conectando a Av. João Fernandes Molina à Rodovia Ver. Geraldo Dias, para viabilizar um novo acesso ao Distrito Industrial de Jundiaí, entre outras.

O vice-prefeito Gustavo Martinelli argumentou sobre a importância de acelerar os projetos executivos desses dispositivos para posterior realização das obras. “Sem essas expansões o sistema viário municipal trava e inviabiliza a mobilidade. Portanto, algumas obras já são de extrema urgência. Por isso, a nossa preocupação de apresentar os estudos o mais rápido possível para a Artesp autorizar a concessionária a iniciar os projetos”, comenta.