Projeto da Nova UBS Central de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Saúde de Jundiaí apresentou o projeto da Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no prédio situado à rua Barão de Jundiaí. Participaram da visita ao imóvel moradores da região, representantes do conselho gestor da Saúde e membros da associação de moradores do bairro. O serviço terá modelo inovador pautado na eficiência, na resolutividade e na humanização do atendimento.

Com a reforma e ampliação, a Nova UBS passará a ter 1.100 m² – espaço praticamente três vezes maior do que o endereço atual. Apresentaram o projeto, o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, e o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. Também estiveram presentes representantes da empresa especializada contratada pela Prefeitura para a elaboração do projeto completo, incluindo a previsão de orçamento.

De acordo com Texera, o projeto inicial surgiu a partir de conversas com a equipe e os usuários da Nova UBS Central. “A empresa finalizará os estudos preliminares e o projeto executivo para validarmos junto à comunidade. O Município vai ganhar mais um grande equipamento de atenção básica, com acessibilidade e com os programas Guardião da Saúde e Posso Ajudar”, afirmou.

Ao todo, a Nova UBS Central terá três salas de espera, 10 consultórios, 11 sanitários, entrada para ambulância, farmácia, área do brincar, salas de vacina, procedimentos, curativo, emergência, multiuso, entre outras.

Projeto da Nova UBS Central de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]

Integração

De acordo com Parimoschi, a Nova UBS Central também integra o Plano de Revitalização do Centro. O projeto receberá investimentos estimados em R$ 50 milhões para cerca de 30 intervenções, como urbanístico, segurança, saúde, mobilidade, paisagismo e ações culturais.

“Jundiaí, a partir de planejamento, realiza obras de reforma, ampliação e construção de novos serviços de saúde em todas as regiões, além de atuar na contratação de pessoal e na implantação de tecnologias, como a teleinterconsulta, garantindo atendimento qualificado. A mudança da UBS Central, atende a uma reinvindicação da população, e complementa o projeto de revitalização do Centro, pensado para preservar a vocação de prestação de serviço da região. Será uma profunda mudança que beneficiará toda a população”, observou Parimoschi.

A presidente da Associação dos Moradores (AMO) do Centro, Maria Aparecida de Lima, e o conselheiro da UBS, Luziano Francisco de Souza, ficaram satisfeitos com os projetos. “O prefeito Luiz Fernando deu importância para a nossa luta e esse novo prédio, com as demais intervenções na área, atendem as nossas expectativas e nos deixa muito felizes”, destacou Maria Aparecida. “Eu também saio contente deste encontro, pois esse é o pontapé inicial para essa grande obra, que é um sonho”, acrescentou Souza.

Com a entrega do projeto completo, previsto para setembro, a Prefeitura inicia o processo licitatório para a contratação de empresa para a execução da obra. Atualmente, a UBS Central tem em torno de 20 mil usuários cadastrados.