
A Saúde de Jundiaí apresentou o projeto da Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no prédio situado à rua Barão de Jundiaí. Participaram da visita ao imóvel moradores da região, representantes do conselho gestor da Saúde e membros da associação de moradores do bairro. O serviço terá modelo inovador pautado na eficiência, na resolutividade e na humanização do atendimento.
Com a reforma e ampliação, a Nova UBS passará a ter 1.100 m² – espaço praticamente três vezes maior do que o endereço atual. Apresentaram o projeto, o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, e o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. Também estiveram presentes representantes da empresa especializada contratada pela Prefeitura para a elaboração do projeto completo, incluindo a previsão de orçamento.
De acordo com Texera, o projeto inicial surgiu a partir de conversas com a equipe e os usuários da Nova UBS Central. “A empresa finalizará os estudos preliminares e o projeto executivo para validarmos junto à comunidade. O Município vai ganhar mais um grande equipamento de atenção básica, com acessibilidade e com os programas Guardião da Saúde e Posso Ajudar”, afirmou.
Ao todo, a Nova UBS Central terá três salas de espera, 10 consultórios, 11 sanitários, entrada para ambulância, farmácia, área do brincar, salas de vacina, procedimentos, curativo, emergência, multiuso, entre outras.

[tdj-leia-tambem]
Integração
De acordo com Parimoschi, a Nova UBS Central também integra o Plano de Revitalização do Centro. O projeto receberá investimentos estimados em R$ 50 milhões para cerca de 30 intervenções, como urbanístico, segurança, saúde, mobilidade, paisagismo e ações culturais.
“Jundiaí, a partir de planejamento, realiza obras de reforma, ampliação e construção de novos serviços de saúde em todas as regiões, além de atuar na contratação de pessoal e na implantação de tecnologias, como a teleinterconsulta, garantindo atendimento qualificado. A mudança da UBS Central, atende a uma reinvindicação da população, e complementa o projeto de revitalização do Centro, pensado para preservar a vocação de prestação de serviço da região. Será uma profunda mudança que beneficiará toda a população”, observou Parimoschi.
A presidente da Associação dos Moradores (AMO) do Centro, Maria Aparecida de Lima, e o conselheiro da UBS, Luziano Francisco de Souza, ficaram satisfeitos com os projetos. “O prefeito Luiz Fernando deu importância para a nossa luta e esse novo prédio, com as demais intervenções na área, atendem as nossas expectativas e nos deixa muito felizes”, destacou Maria Aparecida. “Eu também saio contente deste encontro, pois esse é o pontapé inicial para essa grande obra, que é um sonho”, acrescentou Souza.
Com a entrega do projeto completo, previsto para setembro, a Prefeitura inicia o processo licitatório para a contratação de empresa para a execução da obra. Atualmente, a UBS Central tem em torno de 20 mil usuários cadastrados.