
Nesta terça-feira (13), as pastas da Prefeitura de Jundiaí deram início à quarta reunião de plataformas, que foi pautada pela elaboração do Plano Plurianual (PPA) que determinará as diretrizes e metas para a cidade, no governo municipal de 2022 a 2025.
A primeira etapa na reunião online foi a apresentação das premissas e do calendário do plano de trabalho, feita pela equipe de gestão de Governo e Finanças de Jundiaí. Fernando Polo, diretor de Planejamento e Governança, mostrou no encontro uma matriz de responsabilidades, e elencou as atribuições específicas das unidades de gestão da prefeitura, assim como os prazos para a execução de cada uma.
O calendário se estende até o mês de agosto, que é quando o PPA será encaminhado à Câmara Municipal.
De acordo com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, os impactos da pandemia fizeram com que o planejamento de administração no Brasil ficasse mais complexo. O motivo, em especial, é a incerteza sobre o futuro econômico no país, que reflete na arrecadação da cidade.
“Alguns projetos mais estruturais ultrapassam 2025. Porém, precisamos priorizar os projetos e ações que serão realizados na cidade no período definido de quatro anos, considerando os recursos disponíveis e nossa capacidade técnica de execução das políticas públicas. As prioridades precisam ter viabilidade técnica, abrangência social e precisa impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas”, analisou Parimoschi.
A próxima etapa é a estruturação dos programas que farão parte do novo PPA, partindo dos compromissos estabelecidos no plano de governo. Além disso, a organização também deve definir as metas das ações para cada um dos quatro anos.
A população de Jundiaí poderá participar do processo, e poderá dar sua opinião sobre as prioridades definidas pelo planejamento plurianual da cidade.