
Na tarde deste domingo (30), o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, se reuniu com os gestores da cidade para traçar planos e ações que minimizem os impactos das fortes chuvas que atingiram a cidade neste final de semana.
Nos últimos dias, choveu 4 vezes mais que o esperado na região, o que causou alagamentos em diversos pontos da cidade, deslizamentos de terra e até soterramentos.
Luiz Fernando explicou que a Defesa Civil coloca a cidade em Estado de Alerta quando é registrado uma mínima de 80mm de chuva em 72 horas. Neste mesmo período, Jundiaí recebeu esse final de semana mais de 280mm, o que é considerado um volume extremamente elevado.
Com isso, pessoas que vivem em áreas vulneráveis, próximas de costas, correm muito mais risco se ficarem nas suas casas. “O que nós estamos fazendo aqui é uma organização para que a cidade e as pessoas que vivem nestas áreas tenham o conforto de que, quando as interdições forem feitas, nós daremos todo o acolhimento. Seja através de um auxílio-aluguel, do conforto na casa de familiares, de abrigos da própria prefeitura, de equipamentos públicos, para que elas primeiro preservem as suas famílias e, depois, verifiquem a questão das suas casa”, ressaltou o prefeito.
“Esse trabalho é nosso. Nós vamos fazer o trabalho técnico das intervenções e das remoções.”
[tdj-leia-tambem]
No caso de famílias que não vivem em áreas de risco de deslizamento, mas tiveram as casas alagadas pelas elevações dos rios, a Prefeitura de Jundiaí se propõe a oferecer abrigo, se necessário; o acompanhamento de limpeza da residência; e para famílias em vulnerabilidade social, entregas de cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de limpeza para a casa. Quem também perdeu medicamentos por causa das chuvas, a gestão municipal fará a reposição dos remédios de forma imediata.
O problema não acabou
O prefeito também destacou que a redução das pancadas de chuva neste domingo não significam que os problemas acabaram. Além da possibilidade de mais temporais nos próximos dias, a cidade ainda enfrente solos encharcados com a chuva 4 vezes maior que a esperada.