
Nesta segunda-feira (3), o prefeito Luiz Fernando Machado recebeu, em seu gabinete, integrantes da EMEB Irmã Flórida Mestag e representantes da concessionária Rota das Bandeiras. O objetivo do encontro foi discutir a viabilidade da construção de uma transposição que ligará a rua da escola às lagoas do atual Parque Urbano do Mato Dentro (Espelho D’Água), revitalizadas pelas crianças através do premiado projeto “Água e Solo – Tamo Junto”.
Importância da transposição
A transposição representa a segunda etapa do projeto e visa possibilitar um acesso mais rápido, curto e seguro aos alunos, que frequentemente realizam atividades escolares no Parque do Mato Dentro. Atualmente, o deslocamento é feito com ônibus escolares e o trajeto de ida e volta soma quase 3 km de distância.
Benefícios da nova rota para o Parque do Mato Dentro
“O Espelho D’Água é um local onde fazemos estudos e brincadeiras usando a natureza. Um novo caminho mais curto, para que a gente possa ir a pé, irá facilitar muito nosso acesso”, explicou a aluna Helena, de 10 anos.
Além disso, o Prefeito Luiz Fernando destacou a importância do programa Escola Inovadora. “Um dos pilares do Escola Inovadora é o desemparedamento e por isso o incentivo para as crianças realizarem atividades no Parque do Mato Dentro. Além disso, as idas até o espaço rendem momentos de caminhada, brincadeiras ao ar livre e exposição ao sol, que fazem bem para a saúde. A discussão, agora, é viabilizar que todas elas possam fazer esse trajeto de forma segura.”
Próximos passos
A próxima etapa será a apresentação do projeto para a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que regula e fiscaliza as rodovias do Estado. No encontro, também estiveram presentes os gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Vastí Ferrari Marques (Educação).
Dessa forma, a construção da transposição não só facilitará o acesso dos alunos ao Parque do Mato Dentro, mas também contribuirá para a implementação dos objetivos do programa Escola Inovadora, promovendo a educação ao ar livre e a saúde das crianças.