
Esta semana, representantes da Prefeitura de Jundiaí e membros da CCR AutoBAn discutiram melhorias na mobilidade urbana em diversas áreas de Jundiaí. A conversa abordou principalmente os locais em que há necessidade de conexão ou transposição da malha viária urbana às rodovias que cortam o município como a Rodovia Anhanguera (SP 330).
“As obras de infraestrutura viária já vêm sendo discutidas com o Estado, pela concessionária e pela Prefeitura de Jundiaí. São intervenções importantes que desafogam os gargalos viários e preparam a cidade para os próximos anos, em termos de mobilidade não somente para o transporte público como para o desenvolvimento econômico para o escoamento da produção”, salienta o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.
Ainda de acordo com Parimoschi, as intervenções propostas pela CCR estão alinhadas com investimentos propostos pelo município. Jundiaí tem investimentos em torno de R$ 100 milhões, anunciados pelo Governo do Estado.
Projetos de infraestrutura
O primeiro projeto discutido foi a obra de transposição no Km 65 da Rodovia Anhanguera. A ideia é ligar as avenidas Pedro Clarismundo Fornari e Engenheiro João Fernandes Gimenes Molina, no bairro do Engordadouro. Dessa forma, deve viabilizar melhores condições de mobilidade ao Distrito Industrial e ao Vetor Oeste da cidade.
Além disso, também analisam a construção de um novo trevo na Avenida Jundiaí, que dá acesso ao Km 58 da Rodovia Anhanguera e intervenções que incluem a duplicação do túnel da avenida Prefeito Luís Latorre, sob a Rodovia João Cereser, com a continuidade da mesma avenida até o Km 62 da Anhanguera onde está prevista uma obra de transposição visando dar continuidade no viário urbana no sentido do Vetor Oeste.
No bairro do Retiro, o viaduto do final da avenida Prefeito Luiz Latorre deve ser duplicado, melhorando as conexões com a Rodovia Anhanguera. Enquanto isso, no Vetor Sul está sendo proposta uma transposição no Km 54 para melhorar a ligação entre a Vila Rami, a Vila Maringá e a Vila Comercial. O projeto visa implar mais uma opção de circulação através do córrego das Flores à Av. 14 de Dezembro de forma a distribuir o fluxo de passagem concentrado na Rua Bom Jesus de Pirapora.
“As intervenções propostas se alinham ao escopo previsto no Plano de Mobilidade Urbana do Município de Jundiaí com o objetivo de dar maior efetividade ao transporte público coletivo e a mobilidade ativa”, completou o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz.