
O Prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu na manhã desta quarta-feira (28) com o Coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil, e demais gestores e diretores para monitorar os impactos das fortes chuvas que atingiram a cidade nesta madrugada. A força-tarefa visa traçar estratégias preventivas para lidar com a situação nos próximos dias.
De acordo com a Defesa Civil, a quantidade de chuva registrada neste mês já é maior que a média de dezembro nos últimos 10 anos.
Durante a reunião, Luiz Fernando destacou a importância de focar na proteção das pessoas. “As equipes da Prefeitura devem ser, primordialmente, atuar com o propósito de proteção da vida. Vamos monitorar de forma constante a situação para reduzir todos os impactos possíveis”, afirmou.
Medidas de prevenção
As ações preventivas começaram ainda no período de seca, quando foram feitas a limpeza de bocas de lobo, hidrojateamento e desassoreamento de córregos.
Segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), no segundo semestre deste foram realizados 58 km de desassoreamento de rios e córregos, entre os bairros Jundiaí Mirim, Novo Horizonte, Vila Esperança, Caxambu, Colônia, Vianelo, Corrupira, Rio Acima, Mato Dentro, Traviú, Santa Gertrudes e Castanho.
Já a limpeza e manutenção de bocas de lobo somam mais de 10,5 mil pontos limpos. Desses, 2,5 mil receberam o hidrojateamento, que é a limpeza adicional com a água pressurizada.
“Com o grande volume de chuvas que já caíram neste mês, é possível afirmar que as ações de prevenção foram fundamentais para evitar grandes problemas”, avaliou Gimenez.
Chuvas recordes
Conforme relata a Defesa Civil de Jundiaí, nas últimas 12 horas, registrou-se 108 milímetros de precipitação, e um acumulado de 184 milímetros nas últimas 72 horas, o que levou a cidade a acionar o Estado de Atenção, caracterizado por chuvas acima dos 80 milímetros.

Até a manhã desta quarta (28), 13 ocorrências foram atendidas e outras estão em andamento. A Avenida Antônio Pincinato foi um dos pontos mais afetados; outros trechos de alagamentos e lama em vias urbanas recebem limpeza ao longo do dia.
Ligue 199
Em caso de necessidade, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 4589-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.