
Seguindo as diretrizes do Maio Amarelo, a Prefeitura de Jundiaí e a Polícia Militar (PM) firmaram parceria a fim de reduzir acidentes e fatalidades no trânsito.
“É certo que grande parte das mortes no trânsito podem ser evitadas com um bom comportamento dos motoristas. Neste sentido, a parceria técnica vai resultar em programas e políticas de trânsito mais eficientes, que beneficiam a mobilidade segura e o respeito à vida dos condutores e pedestres”, afirmou o prefeito Luiz Fernando.
A parceria com a PM completa uma outra ação de segurança viária, desenvolvida em parceria com Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), que recentemente assegurou investimentos de R$ 5 milhões para implantação de redutores de velocidade e equipamentos que promovem maior segurança viária.
Ademais, a Prefeitura está aplicando R$ 10 milhões em ações de sinalização de trânsito e segurança viária com o intuito de garantir a redução de acidentes e aumentar a proteção aos pedestres.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, reforçou que estes investimentos fortalecem a política pública de trânsito e mobilidade, além de responder às questões que são objeto de avaliação de diversos rankings que medem a qualidade de vida e os serviços públicos. Este é o caso do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), na qual Jundiaí alcançou o segundo lugar.
[tdj-leia-tambem]
“Somos uma cidade com visão de futuro, por isso a mobilidade sustentável e o planejamento seguro do trânsito também norteiam as nossas políticas públicas”, destacou o gestor de Governo e Finanças.
Já o Gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, comentou: “Em 2022 registramos um aumento na circulação tanto de pedestres quanto de motoristas, por conta da volta das atividades. Com isso, também houve aumento nos acidentes e nas multas, as pessoas têm cometido mais infrações. Esse convênio visa agregar forças e também melhorar a segurança pública através de ações no trânsito”
“Essa parceria entre Prefeitura e PM já acontece há anos, e esta oficialização é mais uma ferramenta cujo objetivo principal é salvar vidas e agora a PM será mais atuante no município”, explicou o Tenente Coronel Rocha, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar.
A fiscalização das infrações de trânsito será feita durante a escala normal de patrulhamento ostensivo/preventivo, ou se necessário em escalas e operações especiais, mediante planejamento próprio, sob responsabilidade do Comando da Unidade PM envolvida.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		