reuniao_senai-prefeitura-de-jundiai
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Por meio do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) e Rede de Cooperação, a Prefeitura de Jundiaí em conjunto com o Senai têm o objetivo de capacitar mão de obra na área de tecnologia. Ao lado de empresas como Google, Microsoft e AWS, serão abertas vagas gratuitas para quem deseja se especializar.

“A parceria com o Senai é de extrema importância, já que formar e capacitar trabalhadores e empreendedores é uma das diretrizes do nosso trabalho”, explicou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Os cursos terão carga horária de 40 horas, com temas como:

  • ‘Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem Microsoft AI900’;
  • ‘Implantação e Análise de Dados em Nuvem – Microsoft DP900’;
  • ‘Implantação de Serviços em Nuvem – Google Cloud Foundations’;
  • ‘Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem – Google Cloud AI Foundations’;
  • ‘Implantação de Serviços em Nuvem na plataforma AWS Practitioner’.

O PDL é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e  Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT). “Foi feito um diagnóstico com base no trabalho desenvolvido na cidade junto às empresas e constatamos a necessidade de mão de obra especializada em tecnologia. O nosso plano de governo tem como um de seus principais eixos de atuação o fomento da nossa economia com atração de novas empresas e empregos e estímulo à inovação e empreendedorismo. Isso faz com que tenhamos um ciclo de desenvolvimento mais duradouro e aumenta a renda dos moradores da cidade”, comentou o gestor da UGGF, José Antônio Parimoschi.

O gestor da UGDECT, Cristiano Lopes, destacou a importância da atuação da Prefeitura no setor. “Temos trabalhado em defesa do emprego e da renda em Jundiaí. É nosso papel oferecer cursos e auxiliar profissionais e empreendedores da cidade.”

Em setembro, com apoio da TVTEC e Escola de Inovação, algumas turmas serão destinadas à população. “Trata-se de uma oportunidade para que todos aprendam e apliquem os conhecimentos no dia a dia, automatizando tarefas. Abraçar a tecnologia no dia a dia fará com que tenhamos mais tempo para sermos mais humanos”, explicou a gestora adjunta da Unidade de Administração e Gestão de Pessoas, Rose Simionato.

Segundo Heverton Luis Marino, diretor do Senai Jundiaí, as vagas na área de Tecnologia da Informação (TI) crescem 5% ao ano. No ano passado, foram 4.415 vagas de empregos no setor por mês no Estado. O público-alvo dos cursos são pessoas que já atuam no mercado e visam a obtenção de certificações com reconhecimento internacional. “Vamos formar, entre cursos em parceria com o PDL e cursos do SENAI, 1028 alunos até o final do ano na área de tecnologia. Nos próximos quatro anos, o SenaiSP quer formar, entre cursos técnicos e especializações, 270 mil pessoas em todo o Estado para fortalecer o mercado.”

[tdj-leia-tambem]