Aula de programação em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A 2ª turma do Curso de Linguagem de Programação Python oferecido pela empresa SKF, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, começou neste sábado (17). Esse curso gratuito atende jovens jundiaienses em situação de vulnerabilidade, de famílias que são atendidas pela prefeitura através da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

“São nove alunos com 15 anos ou mais, selecionados por meio do banco de interesses e de indicações dos serviços da rede SUAS/Jundiaí e dos serviços Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foi realizada uma triagem e entrevistas para a definição dos jovens escolhidos para esta segunda edição”, explica Edilaine Cardoso, da Unidade de Gestão.

A SKF, empresa multinacional sueca, é líder mundial na fabricação de rolamentos, e disponibilizou o gerente de TI da América Latina, Marcelo Camargo, que ministrará as aulas para os jovens. De acordo com Camargo, a ação faz parte dos pilares da empresa de apoio social e economia colaborativa.

“O treinamento em parceria com Jundiaí veio de maneira de colaborar com a sociedade. A motivação da escolha é em virtude da grande demanda que há da linguagem Phyton no mercado. No meu time eu não consigo preencher todas as vagas, inclusive, um dos alunos do ano passado integra minha equipe. Treinar pessoas em início de carreira com essa linguagem é oferecer oportunidade para que eles possam trabalhar em qualquer lugar do mundo”, afirmou Marcelo.

[tdj-leia-tambem]

Dedicação

Bruno Henrique Macedo do Nascimento Silva (15), mora no bairro Almerinda Chaves e contou que já finalizou um curso de informática básica, mas acha que o treinamento de programação Python tem grande importância. “Vou me dedicar muito, pois sei que o conhecimento que vou ganhar aqui vai ajudar no meu futuro profissional”, comentou o jovem.

Ianca Karoline Geraldo (19), moradora do bairro Vila Aparecida, também destaca a importância deste novo aprendizado. “Sei que a área de Tecnologia da Informação está em crescimento, então esta é uma grande oportunidade para nós”, explicou.

Bruno e Ianca destacam a importância do treinamento para o futuro de suas vidas profissionais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O curso de programação é realizado entre a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), através da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional e a SKF, em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP). 

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, no total serão 11 encontros presenciais, realizados na sede da Escola de Gestão Pública, uma visita à SKF e a formatura, prevista para acontecer em outubro.