Prefeitura de Jundiaí entrega Subvenção Agrícola e premia produtores da Festa da Uva
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) de Jundiaí realizou as assinaturas dos Termos de Compromisso para a entrega da Subvenção Agrícola. Além disso, a gestão entregou a premiação aos produtores que expuseram suas frutas na Festa da Uva. No evento, a unidade de gestão também apresentou o “Programa Rotas Rurais”.

O Programa Municipal de Subvenção do Seguro Agrícola contribui com a proteção das lavouras contra as adversidades climáticas. A ação arca com parte dos custos de aquisição do seguro. Neste ano, o reembolso será de 15% do valor total do prêmio do seguro rural. Além de útil na safra, o produtor pode reverter o subsídio em tecnologias de produção, como cobertura do pomar, implementos e modernização do sistema de cultivo. O valor recebido pelo produtor é livre para que ele utilize da forma que achar conveniente.

Neste ano, a ação contemplou 116 agricultores, dos bairros Traviú, Poste, Distrito Industrial, Corrupira, Rio Acima, Champirra, Mato Dentro, Caxambu, Toca, Roseira, entre outros.

[tdj-leia-tambem]

“É sempre um momento de muita alegria a entrega da Subvenção Agrícola. Como ela, o Governo tem entregue importantes Políticas Públicas para apoio ao Agronegócio em Jundiaí. Agora lançaremos o Edital com o dobro do valor do ano passado, para o Programa de Cultivo Protegido, que custeará até R$ 6 mil reais por propriedade, e a compra do revestimento para a cobertura na utilização do cultivo protegido”, disse o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Premiações

A Exposição de Frutas da Festa da Uva, na qual os agricultores levam para o evento o melhor de safra, também contou com a premiação. Especialistas avaliaram vários aspectos, como tamanho, cor, aparência, entre outras características. Além da uva, a iniciativa também premiou outras frutas e hortaliças diversas. 39 produtores participaram da exposição neste ano.

Na categoria “Supercampeão – Uva Niagara Rosada de Jundiahy”, para o agricultor que obteve o maior número de pontos durante os quatro finais de semana da 38ª Festa da Uva, o grande vencedor foi o produtor de uva, Anderson Alex Tomasetto. 4ª geração de produtores de uvas da família, ele destacou que esse tipo de iniciativa fortalece o evento: “É um incentivo a mais para os produtores participarem da exposição, já que eles trazem o melhor da safra para a exposição. E a Festa da Uva foi um sucesso, tanto para nós, enquanto reconhecimento, quanto para a cidade e para o turismo rural”, disse.

A escolha desta categoria refere-se aos premiados com a uva Niagara Rosada de Jundiahy. Símbolo e patrimônio da cidade, a Niagara de Jundiahy foi reconhecida, há poucas semanas, com Indicação de Geográfica. Os produtores Almir Michelin, Alexandre Braz de Souza, Sandro Rodrigo Burch e Daniel Morelli também foram declarados “supercampeões”. Em 2023, 242 mil pessoas participaram da Festa da Uva.