Novo modelo de feira para Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) está desenvolvendo um plano de trabalho para ampliar a Feira de Orgânicos da cidade. Atualmente, a feira acontece aos sábados pela manhã na Praça Monsenhor Dr. Arthur Ricci, localizada próxima à esquina entre as avenidas Prefeito Luís Latorre e Nove de Julho. No entanto, a feira conta apenas com um permissionário, que revende vegetais de produtores certificados da região.

Com a expansão, a Prefeitura busca aumentar o número de permissionários e incluir agricultores que possam vender diretamente ao público, garantindo maior diversidade de produtos frescos e de origem certificada.

Nesta semana, um dos encontros para o estudo de alternativas de expansão foi realizado no Paço Municipal. A reunião contou com a presença da gestora da UGAAT, Marcela Moro; do diretor de Agronegócio, Sérgio Pompermaier; do diretor de Abastecimento, Ezequiel Melo; e da chefe de fiscalização do departamento, Daniela Abe.

Para garantir a participação ativa dos produtores, a UGAAT convidou agricultores inscritos no programa SCI Jundiaí Orgânicos, uma iniciativa que auxilia na certificação junto ao Instituto Biodinâmico (IBD). A engenheira agrônoma e consultora Carla Campanaro também esteve presente, representando alguns dos produtores certificados.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Objetivos da ampliação e credenciamento de permissionários

De acordo com Sérgio Pompermaier, o principal objetivo da expansão é diversificar os expositores da feira. “Além de aumentar o número de permissionários, queremos que haja a participação direta dos agricultores, permitindo que eles vendam seus produtos sem intermediários”, destacou.

Já Ezequiel Melo abordou o processo de credenciamento para novos participantes. “O cadastramento seguirá um formato semelhante ao utilizado para esta reunião, sendo divulgado entre os produtores certificados do Município. Também consideramos a possibilidade de abrir um edital para agricultores da região”, explicou.

Integração com outros programas da cidade

Além da ampliação da Feira de Orgânicos, outros programas e iniciativas da UGAAT devem ser incorporados ao evento. Um dos destaques será a participação de artistas do programa “Jundiaí Feito à Mão”, que promove o trabalho de artesãos locais. Essa integração busca tornar a feira um espaço ainda mais atrativo e diversificado para a população.

A previsão é que o novo formato da Feira de Orgânicos seja implementado ainda no primeiro semestre deste ano, ampliando o acesso da comunidade a produtos naturais, sustentáveis e de qualidade.

[tdj-leia-tambem]