Vista aérea de Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)
Vista aérea de Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)

A Prefeitura de Jundiaí começou a preparar o lançamento de um novo portal do Jundiaí Empreendedora, uma plataforma digital que será direcionada a empresas, comércio, prestadores de serviço e microempreendedores individuais.

O foco da criação do novo portal é criar uma nova alternativa para a retomada da economia na região, além de fomentar a geração de emprego e renda, e incentivar o empreendedorismo para atrair mais investimentos para Jundiaí.

“Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura na busca de fortalecer a economia local e a criação de novas oportunidades de negócios, emprego e renda. A plataforma é mais um investimento da Prefeitura visando a modernizar a infraestrutura econômica da cidade e torná-la cada vez mais competitiva e tecnológica, no conceito de cidade inteligente”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A plataforma

Essa plataforma foi idealizada pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), e será desenvolvida pela Cijun. O portal será dividido em quatro áreas: Meu Comércio, Empregabilidade, Apoio ao Empreendedor e Invista em Jundiaí.

Em Meu Comércio serão dispostas informações sobre prestadores de serviço, comerciantes e empreendedores da cidade, um espaço para conectar o consumidor e o empreendedor. A área de Empregabilidade englobará os serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Nesta aba, as empresas podem oferecer vagas e os trabalhadores se cadastram para receber notícias e dicas sobre o tema.

No Apoio ao Empreendedor, um passo a passo para se tornar um microempreendedor individual, assim como cursos de capacitação, além de informações sobre oferta de microcrédito pelo Banco do Povo. E na área Invista em Jundiaí será possível acessar informações e os principais indicadores  sociais e econômico da cidade.

[tdj-leia-tambem]

Agilizar novos negócios

O gestor da UGDECT, Cristiano Lopes, afirma que facilitar e agilizar a vida do trabalhador e do empresário é um dos objetivos do Poder Público.

Para o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a ordem é simplificar a máquina pública e agilizar a abertura de novos negócios e empregos. “A ferramenta vai oferecer facilidades para toda a cadeia produtiva instalada no município,  especialmente para micros e pequenos empreendedores. É uma oportunidade a mais para ajudar nesta fase de transição da economia do país, que sofre com os reflexos da pandemia. Além disso, queremos ser mais competitivos na atração de novas empresas para a cidade”, destaca Parimoschi.

De acordo com um estudo realizado pela Endeavor, Jundiaí é a 5ª cidade de São Paulo e a 8ª no ranking nacional mais qualificada para abrir um negócio.