Foto de uma perua branca com uma mulher loira ao lado, três homens à frente; o da esquerda está observando uma pilha de lixo, o do centro está anotando, o da direita está recolhendo o lixo
Em 2018 foram 48 produtores participantes, com 6.908 embalagens recolhidas (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

O programa “Campo Limpo” de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas, que será realizado na quinta-feira (21), terá uma novidade: irá recolher os resíduos de vacinas utilizadas em animais e medicamentos veterinários dos produtores rurais de Jundiaí (SP). 

A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócios, Abastecimento e Turismo (UGAAT). A regulamentação do Programa Campo Limpo ocorreu por um Decreto Municipal de janeiro deste ano (artigo 180 do Plano Diretor).

As embalagens de agrotóxicos não podem ser descartadas na coleta de lixo comum, e para isso toda a cadeia produtora e consumidora é envolvida, começando pelos fabricantes, que têm a responsabilidade de estruturar todo o sistema de logística reversa. Já os produtores completam a cadeia e ficam encarregados de entregar tudo no local correto.

A entrega tem que ser realizada no prazo de um ano depois do uso. Se não fizer isso, o produtor pode ser multado pela Defesa Agropecuária do Estado ou pela Polícia Ambiental. O material recebido no posto de coleta montado pela UGAAT vai para a central de recebimento de embalagens de agrotóxicos.

Segundo a diretora do Departamento de Agronegócios da UGAAT, Isabel Harderantes de entregar o material, é essencial fazer o preparo para evitar intoxicações, as embalagens rígidas devem ser lavadas três vezes, perfuradas no fundo e suas tampas devem ser separadas. Já as embalagens flexíveis devem estar dentro de outra embalagem (plástica transparente, de preferência).

Ainda de acordo com Harder, o trabalhador deve usar as proteções adequadas, como roupa especial, botas, luvas, máscara e viseira. Além disso, a diretora ressalta que não serão recebidas embalagens com restos de defensivos. 

Em 2017, foram recolhidas 3.889 embalagens, com a participação de 37 produtores; em 2018 foram 48 produtores participantes, com 6.908 embalagens recolhidas. Neste ano, o programa também receberá resíduos de vacinas e medicamentos veterinários. 

O Campo Limpo será realizado das 9h às 15h no Centro de Fruticultura do IAC (Av. Luiz Pereira dos Santos, 1500, Corrupira). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4589-8581/ 8872.

[tdj-leia-tambem]