
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, realizou nesta segunda (26) uma reunião virtual com diversas Unidades de Gestão para fazer o monitoramento das obras e projetos prioritários da administração municipal, seguindo modelo de gerenciamento de projetos utilizado pela iniciativa privada.
Em toda a cidade, são mais de 170 obras e projetos espalhados, que são acompanhados, até que sejam concluídas e entregues à população. “Com essas reuniões de monitoramento, avaliamos cada cronograma em execução e também destravamos gargalos de cada projeto que está em andamento na cidade, pois eles impactam na qualidade de vida dos munícipes”, explicou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
As Unidades de Gestão participantes foram: Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Mobilidade e Transporte, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, além da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) e da DAE.
Dados sobre gastos e obras, relacionados ao município, podem ser consultados pelo cidadão por meio de ferramentas digitais como o Portal da Transparência e o Observatório Jundiaí.
Pandemia
Entre os assuntos abordados pelos gestores é a dificuldade trazida pela pandemia, de alguns insumos que estão escassos no mercado como cimento e ferro e impactaram no custo do projeto. Outro fator é o afastamento de funcionários das empresas em razão de contaminação pelo coronavírus. A soma desses fatores impactam no andamento e atrasam obras importantes.
Agronegócio, Abastecimento e Turismo
A Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo está concluindo a instalação de 27 pórticos, nas rotas turísticas do município. Este projeto é financiado pelo governo do Estado de São Paulo. As estruturas contarão com QR Codes, que possibilitam o acesso das pessoas às informações, através do celular, de cada uma dessas rotas.
Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
A Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia prepara o lançamento de um portal que integra diversos serviços voltados ao desenvolvimento da economia local e ao empreendedorismo, incluindo a disponibilidade de contatos aos consumidores. O gestor da unidade, Cristiano Lopes, informou que sua equipe também trabalha nos próximos passos do PDL (Programa de Desenvolvimento Local), em parceria com o Sebrae. No próximo dia 29, a unidade realiza a primeira audiência pública da Lei de Inovação, que, nessa fase de construção, abre espaço para a participação da comunidade, que poderá contribuir.
Mobilidade e Transporte
A Unidade de Mobilidade e Transporte apresentou os projetos de reforma dos telhados dos terminais e troca das calhas, para melhorar o ambiente para os usuários, principalmente em tempos de chuvas. Dos sete terminais da cidade, quatro estão com 70% a 90% dos telhados concluídos, informa o gestor da unidade, Aloysio Queiroz. Em breve os trabalhos começam nos terminais Eloy Chaves, Central e Hortolândia.
Também foi discutida a instalação da Estação de Transferência no Vetor Oeste, que atualmente tem seu local em fase de estudo; outro projeto que está sendo analisado é a implantação de uma Escola Mirim de Mobilidade no Mundo da Criança; e o Plano de Mobilidade Urbana, que está em fase de elaboração.
Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente foram discutidos projetos importantes e em andamento na cidade, como o de instalação de ciclovias, o de acessibilidade externa ao CECE Doutor Nicolino de Lucca (Bolão), o de construção da nova sede do Debea (Departamento de Bem-Estar Animal) e outros que buscam requalificar espaços públicos, como o de instalação de um elevador e outras melhorias no Jardim São Camilo, o de reforma de praças e a revitalização de áreas na região Central de Jundiaí.
Infraestrutura e Serviços Públicos
Representada pelo seu gestor, Adilson Rosa, e outros técnicos presentes, a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos abordou diferentes obras na cidade, como a do Jardim Botânico Santa Gertrudes, o do Bosquinho do Bonfiglioli, o da praça conceito pet e família do Cidade Jardim e o dos viadutos Romão Nasser e São João Batista – todas em execução. Também foram citadas as implantações de ecopontos, obras de pavimentação e canalização e a do Parque do Cerrado, cuja primeira fase tem previsão de entrega em 1º de agosto.
Fumas e DAE
Com a equipe da Fumas, foram discutidos projetos da reforma do Velório Municipal, com previsão de entrega para fim de julho, e a regularização fundiária em diferentes bairros, como Novo Horizonte, Vila Ana e Jardim São Camilo. Segundo o superintendente da Fumas, José Galvão Braga Campos, a previsão é entregar, até o fim do ano, de 800 a mil matrículas de imóveis a moradores da cidade.
O diretor-presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, explicou que a empresa também tem encontrado dificuldade para a compra de alguns materiais de construção por causa da pandemia. Entre as obras abordadas durante a reunião está a construção do novo reservatório na Estação de Tratamento de Água no Anhangabaú, em andamento, entre outras que estão aguardando liberação de recursos do governo federal, para que sejam iniciadas.