
Com a queda das temperaturas prevista até este domingo (31), a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) retomou nesta sexta-feira (29) a Operação Noites Frias. Durante a operação, as equipes intensificam as buscas ativas por pessoas em situação de rua. Assim, a UGADS aumenta as equipes nas ruas e ofertas de acolhimento.
Além disso, em casos de recusa do atendimento, as equipes entregam cobertores, em prol da proteção contra o frio e preservação da vida. Quem identificar pessoas em situação de rua pode acionar a rede pelo telefone (11) 98531-0146. O serviço funciona 24 horas e direciona as equipes, seja do Centro Pop, ou do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS).
“A colaboração de todos é muito importante para fazer com que essas pessoas acessem os serviços, onde encontrarão alimentação, higiene, cama, roupas e o atendimento técnico”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

[tdj-leia-tambem]
O acionamento da Operação Noites Frias acontece sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C, independente do período do ano. Dessa forma, as pessoas atendidas que aceitam o acolhimento seguem para os equipamentos que compõem a rede, como a Casa de Passagem e os Abrigos.
De acordo com a UGADS, este ano a Operação iniciou em abril, com o total de 42 noites de atendimento. Com isso, neste período, as equipes realizaram 2802 abordagens nas ruas, somente em noite de operação, que resultaram em 1923 acolhimentos.
Além do atendimento de demandas como alimentação, higiene e pernoite, as equipes realizam também o atendimento técnico dos usuários. Esse atendimento preza a retomada de vínculos familiares e com a sociedade, recâmbio para município de origem, e saída das ruas através da busca por emprego e retomada do protagonismo de vida.