Enfermeira aplicando dose de vacina
Vacinação contra influenza será retomada no dia 6 de abril (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Jundiaí também suspendeu a vacinação de puérperas contra a Covid19. A decisão foi tomada após uma nota emitida pela Secretaria de Saúde do Governo de São Paulo, que paralisou preventivamente a aplicação de doses da vacina Astrazeneca para mulheres que tenham dado à luz há até 45 dias e que tenham comorbidades.

A recomendação inicial partiu da Anvisa, que partiu do “resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”. Além disso, a agência recomenda que o Programa Nacional de Imunização (PNI) siga à risca a indicação da bula do imunizante, que não é recomendado para mulheres grávidas. Caso contrário, é necessária a avaliação médica individual.

Dessa forma, o agendamento de puérperas e gestantes para receber a vacina que começaria essa semana, está cancelado. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) da Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente, a imunização será retomada assim que novas remessas de vacinas do Butantan e da Pfizer sejam direcionadas pelo Ministério da Saúde para estes públicos.

A nova data será divulgada assim que os imunizantes estejam disponíveis nos postos de vacinação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a previsão é que novas remessas das vacinas aprovadas para a aplicação nesses grupos cheguem nos próximos dias.

[tdj-leia-tambem]