Encontro de evento do Dia da Consciência Negra da Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Uma videoconferência online no canal do YouTube da Prefeitura irá marcar a programação alusiva ao Dia da Consciência Negra no Município. A data nacional em que é recordada a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência das memórias das culturas africana e afrobrasileira.

Assim, a roda de conversa será realizada a partir das 18h30 na sexta-feira (20). De acordo com a Prefeitura, este ano a programação será online, como forma de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Dessa forma, é possível garantir a saúde da população e ainda a valorização e o incentivo das manifestações culturais em seus mais diversos segmentos.

Participações e convidados

O encontro trará como tema o Racismo Estrutural e Institucional e terá como participantes: Deh Bastos, comunicadora, consultora e co-fundadora do projeto “Criando Crianças Pretas”; Joana Prudêncio, assistente social, conselheira pública e especialista em violência doméstica; Maria Eduarda Arvigo, advogada, presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB de Jundiaí e voluntária na Educafro; Rogério Almeida, conselheiro de Cultura e de participação da comunidade negra, capoeirista e ex-diretor do clube 28 de setembro; Samy Fortes, mulher trans negra e indígena, conselheira e integrante de coletivos, e coordenadora do Centro de Apoio e Inclusão Social para travestis e transexuais (Cais); do diretor de Cultura da UGC, João Carlos De Luca; da assessora de políticas para Igualdade Racial da UGCC, Isabela Galdino Miguel.

Além disso, a mediação ficará por conta de Aline Carvalho, que é cientista social, antropóloga e socióloga, pesquisadora de questões etnicorraciais e criadora do projeto Africanidade.

O encontro é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e da Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC); do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), por meio da Câmara Setorial de Etnias e Culturas Populares.

[tdj-leia-tambem]