Foto: Tribuna de Jundiaí
Foto: Tribuna de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí sinalizou 17 pontos que merecem atenção do Governo do Estado de São Paulo em relação à estrutura urbana existente no trajeto do Trem Intercidades (TIC), discutido em audiência pública realizada nesta segunda (16), em Campinas.

Os pontos, segundo o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, estão localizados entre os KMs 56 e 71. Ele participou de forma remota na audiência, acompanhada pelo Tribuna de Jundiaí no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, nesta segunda (16).

No próximo dia 20, a Prefeitura fará uma reunião técnica com o Governo do Estado para tratar destes pontos. “Os técnicos analisaram o projeto e identificaram, no trajeto que passa por Jundiaí, 17 pontos de atenção, por causa da infraestrutura. Não são inconsistências, mas pontos que podem exigir a adequação dos projetos da ferrovia e/ou das diretrizes municipais. Contudo, não inviabilizam o projeto e todas têm a possibilidade de serem satisfatoriamente resolvidas, declarou Sinésio.

[tdj-leia-tambem]

Em entrevista ao Tribuna, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, também minimizou a questão. “Não acreditamos que isso inviabilize (a parada em Jundiaí). Todo este momento serve para discutir, para que a gente receba essas demandas e possa ouvir aqueles que vivenciam o trajeto. E que, de forma transparente, possamos elucidar as dúvidas e resolver esses pontos desafiadores”, destacou.

Ainda segundo o secretário estadual, a tarifa para o trajeto todo do novo trem (que vai da Barra Funda, em São Paulo, até Campinas) deve ser de no máximo R$ 55.