
Na última quinta-feira (10), a Prefeitura de Várzea Paulista reforçou as ações de prevenção à Dengue com uma força-tarefa na Vila Popular. Agentes Comunitários de Saúde percorreram o bairro em uma busca ativa, visitando residências para orientar moradores e identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Nas casas onde não havia ninguém, foram deixados folhetos com informações importantes sobre como evitar a proliferação do mosquito.
Prevenção começa em casa
A orientação é clara: a população deve realizar uma vistoria semanal em suas residências para eliminar qualquer possibilidade de acúmulo de água parada. Veja os principais cuidados recomendados:
- Cubra piscinas corretamente;
- Limpe as calhas com frequência;
- Descarte pneus usados em pontos apropriados, como o Ecoponto da Rua Atroaris, 348 – Jardim Continente (aberto de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 16h; e aos sábados, das 7h às 12h);
- Coloque areia nos pratinhos de plantas;
- Mantenha o quintal limpo e livre de entulhos;
- Feche bem a caixa d’água e limpe regularmente;
- Elimine ou substitua pratos de vasos de plantas por modelos ajustados;
- Guarde materiais recicláveis em sacos fechados e locais cobertos;
- Use repelente sempre que possível;
- Instale telas nas janelas para barrar o acesso dos mosquitos;
- Vista calças ou roupas que protejam os membros inferiores, já que o mosquito costuma picar as pernas por voar baixo.
Quando acionar a Prefeitura?
Se encontrar focos do mosquito em casa, a recomendação é eliminar imediatamente a água parada e higienizar bem o recipiente, principalmente as bordas, onde os ovos são depositados.
Em casos de criadouros em imóveis vizinhos ou terrenos abandonados, é possível fazer uma denúncia diretamente na Ouvidoria Municipal, pelo telefone (11) 4595-0037, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30.
É necessário informar o endereço completo para que os agentes possam averiguar a situação e tomar as medidas cabíveis.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]