Clínica da Família
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí anunciou o encerramento do atendimento nas Unidades Sentinelas Morada das Vinhas e Ponte São João a partir desta segunda-feira (7). A decisão foi tomada após a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) registrar uma redução superior a 37% na procura pelos serviços na última semana, quando a média diária de atendimentos caiu para 25 pacientes, número inferior aos cerca de 40 registrados no início do funcionamento das unidades.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, médica Tatiane de Luca Barbosa, o município segue atento ao cenário de síndromes gripais para adotar medidas rápidas sempre que necessário.

“Seguimos monitorando o cenário epidemiológico e assistencial para a tomada de medidas para garantir o atendimento à população. Havendo a necessidade, retornamos com as sentinelas. Neste momento, os pacientes com coriza, tosse, espirros, presença ou não de febre, dor de garganta devem procurar a equipe de saúde de suas UBSs e Clínicas da Família. Em todos os equipamentos da Atenção Básica já estávamos ofertando esse acolhimento”, afirma.

Onde procurar atendimento para sintomas gripais leves

Com o fim das Unidades Sentinelas, a Prefeitura orienta que pacientes com sintomas gripais leves continuem buscando atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Clínicas da Família, que já oferecem acolhimento adequado para casos de coriza, tosse, espirros, febre e dor de garganta.

Onde ir em casos de sintomas mais graves

Para situações que indicam maior gravidade, como falta de ar ou mal-estar intenso, a orientação é procurar os Pronto Atendimentos (PAs) ou a UPA Vetor Oeste. Confira os horários de funcionamento:

  • PA Ponte São João: das 7h às 19h (portões fecham às 18h);
  • PA Retiro: das 7h às 19h (portões fecham às 18h);
  • PA Hortolândia: atendimento 24h;
  • UPA Vetor Oeste: atendimento 24h.

As unidades seguem o Protocolo de Manchester, que prioriza o atendimento conforme a gravidade clínica de cada paciente.

Medidas preventivas continuam fundamentais

A Prefeitura reforça a importância de medidas de prevenção para conter a disseminação de síndromes gripais:

  • Evitar aglomerações;
  • Higienizar frequentemente as mãos;
  • Utilizar máscaras em caso de sintomas gripais;
  • Evitar levar bebês a locais com grande circulação de pessoas;
  • Restringir visitas a recém-nascidos.

Além disso, a vacinação contra a Influenza está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade em todas as UBSs e Clínicas da Família, nos horários de atendimento das salas de vacinação.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]