
A Prefeitura de Jundiaí e o Sebrae-SP deram mais um passo importante na consolidação do programa Desenvolve+, estratégia municipal que integra emprego, empreendedorismo, inovação e atração de investimentos.
Em reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), as instituições definiram as propostas conjuntas para 2026, com o objetivo de fortalecer o crescimento sustentável da cidade e manter a qualidade de vida como prioridade.
Parceria estratégica para impulsionar o desenvolvimento local
O encontro contou com a presença do gestor de Desenvolvimento Econômico, Humberto Cereser, e dos diretores responsáveis pelos quatro eixos do programa: Tiago Antunes (Inova+), Gilson Pichioli (Invest+), Bruna Lazarini (+Negócios) e Maria Aparecida Gibrail (Emprega+). Pelo Sebrae-SP, participou o gerente regional Fábio de Paula, acompanhado de sua equipe técnica.
De acordo com Humberto Cereser, a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae é essencial para potencializar resultados e garantir a efetividade das ações.
“A Prefeitura e o Sebrae já têm uma parceria e esse momento é muito importante para nós. Aqui, pudemos conversar, dialogar e ver como podemos unir nossas forças para atingir os objetivos que queremos. Essa união é essencial para afinar e direcionar nossa estrutura, potencializando a entrega do que já temos e trazendo benefícios a toda a população”, destacou.
Conexão entre estratégias municipais e iniciativas do Sebrae
O gerente regional do Sebrae-SP reforçou o papel da instituição como parceira estratégica da gestão municipal.
“Estar no programa Desenvolve+ da Prefeitura de Jundiaí é se conectar com a estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Esse é o programa que dá as diretrizes e os rumos da prioridade da agenda da Secretaria, e ao entender, ao estudar esse programa e conectar com aquilo que o Sebrae pode desenvolver de projetos, é estarmos realmente em consonância com o que o município quer desenvolver”, afirmou Fábio de Paula.
Durante o encontro, foram apresentadas soluções e programas do Sebrae-SP voltados aos quatro eixos estratégicos do Desenvolve+, com foco em aumentar a produtividade, elevar o faturamento das empresas locais e promover o crescimento da renda.
Próximos passos: ações práticas e resultados mensuráveis
Segundo Fábio de Paula, a reunião marcou uma nova fase da parceria, mais objetiva e voltada à entrega de resultados concretos.
“Esse encontro foi importante porque conseguimos ser muito mais assertivos em termos de projetos, propostas e soluções. Conseguimos tangibilizar muito mais a nossa atuação e, consequentemente, fazer projetos de impacto, projetos que realmente façam a diferença no desenvolvimento local e principalmente do município de Jundiaí”, completou.
A partir do alinhamento, as equipes técnicas da Prefeitura e do Sebrae-SP seguirão trabalhando na estruturação detalhada das ações que serão implementadas em 2026, consolidando Jundiaí como referência em desenvolvimento econômico sustentável e inovação no interior paulista.