
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), intensifica as ações para fortalecer a atenção básica no município. Na última sexta-feira (8), a equipe gestora visitou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caxambu, Tamoio e Tarumã, discutindo e planejando estratégias para melhorar o atendimento e promover a saúde nos territórios.
Segundo a gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, o trabalho tem foco na proximidade com as equipes e na valorização da atenção básica como protagonista no cuidado à população.
“Desde o início do ano, estamos trabalhando para oferecer saúde pública de qualidade, a partir da gestão eficiente dos recursos e em alinhamento com os princípios e diretrizes do SUS. Sabemos que temos desafios, como algumas estruturas físicas inadequadas de saúde, déficit de RH, além de um orçamento deficitário, elaborado em 2024, que previu R$ 150 milhões a menos para a área. Mas, estamos focados para tornar a Atenção Básica protagonista, promovendo nos bairros a prevenção de doenças e a promoção da saúde da população. Para isso, estamos perto das equipes, porque cada unidade tem sua característica”.
Nesta primeira rodada de visitas, participaram o gestor adjunto Allan Gomes de Lorena, a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde Tatiane de Luca Barbosa e a apoiadora Natália Tonon.
“Semanalmente, estaremos realizando essa escuta nos serviços, ação que se soma às demais oportunidades que implementamos para conversar e alinhar o trabalho”, comentou Lorena.
Aproximação e diálogo direto
Gerente da UBS Tamoio desde 2022, a enfermeira Elizabete Carvalho Azevedo Soares destacou a importância da presença da equipe gestora nas unidades.
“É muito importante poder conversar dentro da nossa própria unidade, pontuando as questões de forma direta e in loco.”
Encontros mensais fortalecem rede de atendimento
Além das visitas semanais, a UGPS promove encontros mensais com gerentes e profissionais para discutir estratégias e alinhar ações. Na última reunião, foram apresentados diagnósticos situacionais com atualizações sobre obras, o CISMETRO e a parceria com a Missão A.C. Camargo, entre outros temas.
“Essas reuniões são momentos muito positivos, nos quais compartilhamos ações e ouvimos propostas de uma rede capacitada e comprometida em oferecer uma saúde eficiente e humanizada, nas diferentes linhas de cuidado. Para nós, uma saúde de qualidade se constrói conjuntamente, com o envolvimento de todos os atores envolvidos”, concluiu Dra. Márcia.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4