Prefeitura mantém convênio com Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar anunciou que vai deixar de receber animais silvestres da região de Jundiaí a partir desta sexta-feira (11).

Em nota publicada, a entidade explicou que estava conseguindo atender pelo menos os filhotes e animais feridos provenientes da cidade, mas que, com a saturação do atendimento, falta de recursos, materiais e mão-de-obra de tratadores, veterinários e biólogos, decidiram parar de receber novos animais.

“Esclarecemos que a obrigação de dar atendimento à fauna silvestre é do poder público, seja ele municipal, estadual ou federal, e que o nosso trabalho é apenas um complemento dessa obrigação que não é assumida por nossos governantes”, diz a nota.

Em nota, a Prefeitura de Jundiaí afirmou que “mantém parceria para o desenvolvimento de programa com a entidade, por meio da Unidade de Gestão de Educação, cujos repasses de incentivos somam R$ 877.500, 00, montante referente ao período de janeiro de 2017 até agosto deste ano”.

A prefeitura afirma que o referido termo de colaboração (nº 18/2018) está em vigência e recebeu um Termo Aditivo em 11 de setembro de 2019, que assegura a continuidade do auxílio até agosto de 2020, no valor mensal de R$ 36.500,00.

“Além do termo citado para as ações de educação ambiental, a Prefeitura, a partir da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, mantém tratativas com a Associação Mata Ciliar para a celebração de um Termo de Colaboração, em regime de mútua cooperação, com a finalidade de realizar o serviço de recolha e tratamento de animais silvestres resgatados no território municipal”, continua a nota.

Por fim, a prefeitura afirma que reconhece, por meio desse convênio, “a importância do trabalho de preservação e cuidado da fauna silvestre executado pela Mata Ciliar, bem como a disposição de cumprir os procedimentos necessários para proporcionar a continuidade das ações”.