
Após os atos de pichação, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura recuperou a pintura do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão. A obra de revitalização da fachada aconteceu em menos de 48 horas após a notificação do dano ao patrimônio.
O vandalismo atingiu a madeira dos batentes das janelas, por isso, todo a fachada da construção precisou ser pintada. A diferença de tonalidades da tinta anterior para a mais recente foi outra preocupação.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, lamentou o ocorrido e explicou o atraso que a obra trouxe no processo de reabertura do espaço. “O Museu encontrava-se fechado para a montagem de sua próxima exposição, além de ganhar novas salas expositivas e de novas instalações nos jardins pelo programa ‘Cidade das Crianças’. Essa obra emergencial acabou atrasando a data de reabertura, que estava prevista para a próxima sexta-feira (11). É uma pena ver como um ato de vandalismo traz prejuízos a toda a população”.
Paulo Vicentini, diretor do Departamento de Museus, relatou que diversas pessoas se manifestaram durante as obras para externar indignação e solidariedade. “O Museu vem em um crescimento de melhorias, com a reabertura de seus jardins à população em 2017 e reforma completa de seu sistema elétrico, de iluminação, pavimento e telhado no ano passado”, explica.
[tdj-leia-tambem]
Moradora do Parque Cecap, Elisabete Diorio, estava no Centro com a filha Sabrina de 18 anos e também lamentou o ocorrido. “Avalio este ato como uma verdadeira indecência. Este Museu e seus jardins são lindos. Eu vivia aqui quando trabalhava no Centro. Por isso parabenizo a Prefeitura pela rapidez na ação. Se não cuidarmos do que é nosso, um dia ficaremos sem nada”.
Nadir Monteiro também transitavam pela rua Barão de Jundiaí com seu marido Alceu e teve uma importante reflexão sobre o ocorrido. “Quem sai perdendo com atos de vandalismo como este é a população, que tem seu patrimônio danificado. Como tudo na vida tem um lado bom, prefiro ressaltar o quanto esta pintura está deixando o Museu ainda mais bonito, preparado para as tradicionais festas de final de ano”.
Os responsáveis pela pichação foram identificados pela Guarda Municipal, detidos e liberados em seguida.