
De forma preventiva, um trabalho intenso é executado pela Prefeitura de Jundiaí para limpeza das bocas de lobo de diversos bairros, com o intuito de evitar transtornos com alagamentos no período de maior incidência de chuvas, que vai de janeiro a março.
No entanto, os objetos encontrados, e que bloqueiam o escoamento da água pluvial, chamam a atenção para a necessidade de colaboração por parte das pessoas: até mesmo um cachorro de pelúcia de 80 centímetros de comprimento foi achado em uma boca de lobo na Avenida Nove de Julho.
Sacos de lixo orgânico e uma grande variedade de produtos são eliminados de forma incorreta, de acordo com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).
“Retiramos muitas garrafas, plásticas e de vidro, das galerias. Em outras oportunidades, achamos um bidê e uma caixa de madeira usada para carregar frutas e legumes, que foi retirada depois de alagar uma rua no Tulipas”, disse o funcionário da UGISP José Valotto.
Já foram desentupidas centenas de galerias nas avenidas 9 de Julho e Antônio Frederico Ozanan, além de vias nos bairros Balsan, Jardim Tamoio, Jardim Novo Horizonte e Jardim das Tulipas. As ações nos bairros seguem de forma ininterrupta.
Outro alerta feito pela UGISP está relacionado à necessidade de os moradores fazerem o descarte de seus resíduos nos dias corretos e no horário que antecede a passagem do caminhão de coleta.
“Uma rua alagada pode causar acidentes, atrapalha a locomoção das pessoas e facilita a transmissão de doenças, caso os sacos com restos de comida arrastados em dia de tempestade vazem”, emendou o gestor da UGISP, Adilson Rosa.