
Com intuito de debater as propostas de seu mandato, o vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, promoveu uma reunião on-line com um dos Conselhos Técnicos, nesta quarta-feira (14). A pauta dos debates foi direcionada nas áreas de saúde e esporte. Faouaz defende a maior valorização do esporte ao ar livre, além da ampliação da oferta de alimentos orgânicos na merenda escolar.
“O objetivo de ouvir os conselhos é justamente saber a opinião dos membros sobre nossas ideias e multiplicar essa participação a quem eles conheçam”, conta o presidente da Câmara de Jundiaí. A proposta visa criar Rotas Esportivas oficiais para incentivo à prática da atividade física ao ar livre e também o programa ‘Orgânico no Prato’ para oferecer alimentos orgânicos na escola.
Esporte
Em relação ao esporte, Faouaz Taha explica que desde o início da pandemia tem pensado na nova realidade para valorizar ainda mais os exercícios em espaços abertos. “Muitos já praticam corrida, caminhada e treinos de bicicleta em avenidas. Por isso, pensamos o projeto de rotas sinalizadas, seguras, iluminadas, nesses pontos que já têm fluxo e permitem o respeito aos protocolos sanitários atuais”, afirma o vereador.
Ele conta ainda que já ocorreu uma reunião com a Unidade de Gestão de Esportes para discutir as novas possibilidades. O intuito é que essa proposta seja discutida também com grupos esportivos, representantes da área, de modalidades e com o Poder Público.
Representantes da área de Educação Física e praticantes de atividade física participaram da reunião. “Pude receber sugestões de locais já utilizadas que podem ter um reforço na estrutura e discutimos a ideia de pontos de hidratação nessas rotas, além de orientações para o bom uso das academias ao ar livre”.
Saúde
Sobre a ampliação de alimentos orgânicos nas refeições escolares, o vereador lembra que também iniciou diálogo com as pastas responsáveis para essa possibilidade. “Hoje já existe, Jundiaí possui uma horta municipal referência, o Vale Verde, com certificação orgânica, mas estamos discutindo a viabilidade de maior oferta e participação dos produtores locais”, garante Faouaz.
Serão feitas novas reuniões para dar andamento no debate das propostas.