
Neste sábado (30), as prefeituras de Jundiaí e Várzea Paulista realizaram juntas uma ação de prevenção e combate à dengue. A iniciativa acontece em bairros que fazem divisa entre os municípios e é chamada “Prevenção sem Fronteiras”. As equipes visitaram as casas, orientaram a população e entregaram de panfletos informativos.
Entre os bairros visitados, estão Vila Cristo e Ivoturucaia, de Jundiaí; e Vila Real e Vila Santa Terezinha, de Várzea Paulista. O secretário de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, destacou que a escolha dessas áreas se deu por conta da concentração de casos.
De acordo com ele, 10% dos casos confirmados de dengue na cidade estão nessas áreas. “Por isso, esse trabalho integrado e articulado é de extrema importância. O mosquito da dengue não conhece fronteiras. Somos municípios irmãos e precisamos trabalhar juntos.”
[tdj-leia-tambem]
Além disso, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raíza, Jundiaí registrou 284 casos de dengue neste ano, todos autóctones, ou seja, contraídos na cidade. “Nossa ideia com essa ação foi chamar a atenção da população para os riscos da doença e todos os cuidados de prevenção.”
A diretora da Vigilância em Saúde de Várzea Paulista, Adriana da Silveira Camargo, destacou que no município são 333 casos autóctones e outros 5 “importados”.
“Infelizmente muita gente não cuida do quintal e toda a vizinhança sofre”, destacou Ana Maria Tessari de Oliveira, moradora da região.