Frente fria chega a Jundiaí. (Foto: Divulgação/Vera Aida Borin)
Frente fria chega a Jundiaí. (Foto: Divulgação/Vera Aida Borin)

Em meio ao calorão, a secura do ar e ao fogo as queimadas que se espalham pelo país, a previsão da chegada de uma grande frente fria é uma boa notícia para o início da primavera, que começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília

De acordo com o site de meteorologia Climatempo, esta frente fria esperada para a entrada da primavera vai começar a influenciar o país no finalzinho do inverno. “A atuação desta frente fria sobre o Brasil deve ser observada  entre os dias 19 e 23 de setembro”, informa.

Se as previsões se confirmarem nos próximos dias, a primavera de 2020 deve começar com cheiro de chuva, com aumento de umidade em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste que estão tendo dias extremamente quentes e secos.

Em Jundiaí, a chuva deve chegar a partir próximo sábado (19) e permanecer até terça-feira (22), com pancadas de chuva a tarde e a noite. Apesar da chuva, a temperatura máxima deverá permanecer na média máxima de 30ºC; apenas no domingo (20), a temperatura cai para 19ºC.

[tdj-leia-tambem]

Projeção da temperatura

Além da chuva, há expectativa também de que o ar frio associado com esta grande frente fria consiga penetrar pelo interior do Brasil diminuindo o calor extremo, que tem passado dos 40°C em vários locais do Centro-Oeste.

As análises iniciais sobre massa de ar frio desta frente fria indicam que somente algumas áreas no Sul poderão ter uma queda de temperatura acentuada. Mas a entrada do vento frio pelo interior do Sudeste e sobre o Centro-Oeste pelo menos vai aliviar o calorão por alguns dias.

Influência do fenômeno La Niña

Segundo as análises da Climatempo para a primavera 2020, este ano terá influência do fenômeno  La Niña.