
Recorde de inscrições, abertura do evento e rodas de conversa marcam a primeira semana da terceira edição do Festeju, o Festival de Teatro de Jundiaí, que vai até o dia 22 de setembro. Os 108 grupos que se inscreveram para a categoria de Cena Profissional se apresentam ao longo do mês no Teatro Polytheama, enquanto os 25 inscritos para a Cena Amadora têm espetáculos no Complexo Fepasa e nas praças do Centro.
Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, o número de inscrições um excelente sinal. “É muito além do que esperávamos, o que promete um festival com grupos seletos e apresentações de qualidade”, afirmou.
As rodas de conversa no Sesc também são destaque. Hoje (04), às 19h30, a atriz e cantora Amanda Acosta e a jundiaiense Carla Candiotto, atriz, produtora e diretora, falam sobre a importância do teatro para crianças; na quinta (05), no mesmo horário, o ator e diretor Zécarlos Machado e Eduardo Tolentino, um dos fundadores do Grupo TAPA, abordam a perspectiva do teatro através do olhar do ator e do diretor.
“Para termos um festival de teatro como política pública é importante que haja essa formação e discussão sobre o ‘fazer teatral’, seja para amadores ou profissionais”, explica Peroni. “A ideia das rodas de conversa é justamente essa: colocar em discussão o movimento teatral, inclusive o teatro infantil, que faz parte das políticas públicas da cidade”.
O cronograma com todas as apresentações será divulgado em breve. Os ingressos poderão ser adquiridos na data e local de cada espetáculo, por ordem de chegada, com exceção das peças apresentadas nas praças do Centro. No Polytheama, os ingressos serão distribuídos a partir das 10h no dia do espetáculo.
O 3º Festeju é uma realização da UGC, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, a Câmara Setorial de Teatro e a TVTEC, com apoio institucional do Sesc.