
Com o objetivo de estreitar os laços entre o setor empresarial e o órgão de defesa do consumidor, o Procon Jundiaí realizou nesta semana o evento “O Código de Defesa do Consumidor e Sua Empresa”.
A ação, em parceria com o Espaço Jundiaí Empreendedora, da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), teve como foco a orientação preventiva e o fortalecimento dos negócios locais.
Conhecimento como ferramenta estratégica para o empreendedor
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), incluindo:
- Responsabilidade objetiva
- Dever de informação
- Responsabilidade por vícios
- Responsabilidade solidária
- Recusa de oferta
A iniciativa foi pensada para prevenir conflitos, reduzir autuações e fomentar práticas comerciais mais seguras e conscientes.
“A ideia do Procon é ir além da fiscalização. Queremos contribuir com os empreendedores por meio da orientação, formação e informação, para que estejam preparados e evitem autuações no futuro”, destacou Marcelo Canale, diretor do Procon Jundiaí.
Espaço Jundiaí Empreendedora como polo de apoio ao comércio
O evento também reforçou o papel do Espaço Jundiaí Empreendedora (EJE) como ambiente de capacitação contínua e suporte ao crescimento empresarial da cidade.
“É essencial abrirmos as portas do EJE para pautas como essa, que ajudam os empreendedores a crescer com mais segurança e consciência legal”, afirmou Humberto Cereser, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
A aproximação entre empresários e o Procon foi elogiada por representantes da área comercial e jurídica da cidade. “O empresário precisa estar preparado para oferecer um bom atendimento com base na legislação vigente, e a aproximação com o Procon para fins de orientação contribui para a redução de problemas”, comentou Cida Gibrail, diretora de Comércio e Serviços.
“Os empreendedores são os maiores geradores de emprego e renda. Nosso papel é, acima de tudo, orientá-los e educá-los no respeito aos direitos do consumidor”, concluiu Edney Duarte Junior, gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania.
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