
Nesta quarta-feira (15), celebra-se o Dia Internacional do Consumidor, e o Procon de Jundiaí divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas. Neste cadastro registrou-se as reclamações de consumidores sobre empresas em 2022 e o Procon divulga a lista anualmente, em cumprimento a uma determinação do art. 44, do Código de Defesa do Consumidor. Assim, dá-se ampla divulgação à população sobre as reclamações tratadas junto aos órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.
De acordo com o ranking, as empresas que ocupam as primeiras posições são do setor de telecomunicação. Em primeiro lugar está a Claro e em segundo a Telefônica. Ainda segundo o Procon, a maioria das queixas são relacionadas a cobranças indevidas, como pequenos valores lançados na conta do consumidor. Além disso, questões contratuais e má qualidade na prestação dos serviços completam a lista.
Empresas do mercado financeiro também preencher grande parte da lista. No 3º lugar geral está o Banco BMG e no 4º o Banco Pan. Nestes casos, a maior parte das reclamações envolvem empréstimos consignados e cartões não solicitados pelo consumidor. No ramo, ainda aparecem no ranking os bancos Bradesco, Bradescard, Caixa Econômica Federal e Banco C6 Consignado.
A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) aparece na 5ª colocação. As reclamações estão relacionadas a renegociação e/ou parcelamento de dívida, dificuldade para religação após suspensão do fornecimento e cobrança por irregularidade ou defeito na medição.

Iniciativa do Procon
“É fundamental que o consumidor tenha acesso a essa lista, pois assim ele poderá conhecer e pesquisar a qualidade dos serviços que estão sendo adquiridos, além da taxa de resolução dos problemas, caso haja algum. Vale dizer que o Procon está à disposição do consumidor para auxílio com essas demandas”, destaca a Chefe do Procon de Jundiaí, Valéria Tavares Alcântara.
O Procon está localizado na rua Barão de Jundiaí, 153 – Centro. Desde o dia 13, o órgão iniciou a Quinzena do Consumidor. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.
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