
A professora Vanessa Bonassa, da escola Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, da rede estadual de Ensino de Jundiaí, está prestes a realizar um grande sonho: passar seis semanas nos Estados Unidos para aprimorar seu inglês na Universidade de Ohio. Vanessa foi uma das contempladas com uma bolsa de estudos pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), que cobre todos os custos da viagem.
O programa PDPI, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece a professores de inglês da rede pública brasileira a chance de fazer um curso intensivo em universidades americanas. Os objetivos do programa incluem valorizar os professores da educação básica, melhorar suas habilidades linguísticas e proporcionar uma imersão cultural nos EUA.
Vanessa, que leciona há 20 anos na rede pública estadual, sendo 15 deles no “Bispo”, inscreveu-se no programa em 2019, mas devido à pandemia, a iniciativa foi suspensa. Com a retomada das inscrições em 2023, ela renovou suas esperanças e, este ano, finalmente, recebeu a notícia da contemplação.
“Para mim foi surpresa, não esperava uma viagem assim esse ano”, confessa a professora, que se diz muito animada para essa nova experiência. “Estou muito feliz, pois essa bolsa é um prêmio e uma conquista muito grande para mim como profissional da educação”, completa.
Realização de um sonho antigo

Apaixonada por estudos e com o sonho antigo de vivenciar uma imersão internacional, Vanessa vê essa oportunidade como a chance de se conectar ainda mais com a língua inglesa e com a cultura americana.
“Minhas expectativas quanto ao curso são vivenciar essa cultura de forma profunda, já que dou aula de inglês há muitos anos, mas minhas experiências anteriores fora do país foram como turista. Agora, como intercambista, será algo totalmente diferente”, ressalta.
Preparação e apoio da família
Para se inscrever no programa, Vanessa precisou fazer o TOEFL, exame de proficiência que avalia o nível de inglês, cuja taxa foi custeada pelo programa. Além disso, ela conta com o apoio do marido e das duas filhas, em especial da mais velha, que também sonha em fazer um intercâmbio no futuro.
“Estamos bem ansiosos, eu e minha família, porque pela primeira vez deixarei minhas filhas para fazer uma viagem sozinha para o exterior. Mas sei que será uma experiência incrível e enriquecedora”, finaliza.
Vanessa e mais 277 professores da rede pública do Brasil embarcam dia 27 de junho, com todos os custos gerenciados e financiados pelo programa.
Sobre o Programa PDPI
O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), da CAPES, oferece a professores de inglês da educação básica pública brasileira a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidades dos EUA. Os contemplados com a bolsa de estudos têm todos os custos cobertos pelo programa.
O PDPI tem como principais objetivos:
- Valorizar os profissionais da educação básica
 - Fortalecer o domínio das habilidades linguísticas em inglês (compreender, falar, ler e escrever)
 - Proporcionar imersão no cotidiano dos EUA, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma