
O governador João Doria (PDSB) foi surpreendido durante a audiência pública para criação da Região Metropolitana de Jundiaí, nesta sexta (6), por uma homenagem feita por profissionais da saúde que acompanhavam a discussão – realizada no Teatro Polytheama.
Durante discurso, o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) chamou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, para ler uma carta que havia escrito sobre todos os desafios enfrentados pelas equipes da Prefeitura de Jundiaí desde que a pandemia teve início – em março do ano passado.
Doria recebeu uma placa com a foto da primeira vacina aplicada no Brasil, no braço da enfermeira Mônica Calazans, dia 17 de janeiro deste ano. O mimo foi entregue por Tiago Texera e também pela enfermeira Tatiane Dantas de Carvalho – primeira a receber a dose do imunizante no município.
De acordo com Luiz Fernando, a ideia da homenagem surgiu durante o almoço com o gestor. “Ele me contou tudo o que está escrito nesta carta e eu não podia deixar que ficasse só ali”, lembrou o prefeito.

Emocionado, Texera lembrou dos desafios enfrentados pelos profissionais na linha de frente contra a doença, das famílias que perderam quem mais amavam e da esperança com a imunização em massa iniciada no Estado de São Paulo. “O senhor teve competência, determinação e coragem para enfrentar este gigantesco desafio. Buscou a ciência, tomou medidas impopulares, mas que salvaram vidas graças à responsabilidade de um estadista. O senhor, governador, não só trouxe a vacina como impulsionou a imunização em todo o País. Enfrentou tudo para poder defender a vida, ao contrário daquele e daqueles que flertam com a morte”.
Na rede social, o governador publicou uma foto com todos os profissionais e agradeceu. “Emocionado com a homenagem e carinho que recebi aqui em Jundiaí de profissionais de saúde e do prefeito Luiz Fernando Machado. Uma linda lembrança que destaca a nossa luta pela ciência e pela vida. Ofereço essa homenagem aos cientistas e os mais de 2 milhões de profissionais de saúde que atuam no Estado de SP. Vocês são os verdadeiros heróis dessa pandemia”, escreveu.
“Pai da vacina”
Políticos presentes à audiência pública também enalteceram a grande campanha de imunização e o apoio irrestrito ao Instituto Butantan para que a vacina contra a Covid pudesse ser produzida no Estado.
[tdj-leia-tambem]
“Agradecemos ao governador porque a vacina salvou milhões de brasileiros. Você é o João que vacina”, afirmou Miguel Haddad (PSDB). “Doria é o ‘pai da vacina’ no Brasil”, completou Gustavo Martinelli (DEM).