Profissionais de Saúde devem buscar pela vacinação contra gripe nas UBSs em Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí vem desenvolvendo ações para que os profissionais de Saúde recebam a vacinação contra a Influenza – gripe.  Por meio de escalonamento de categorias, a partir desta quinta-feira (29) até o dia 4 de maio, serão atendidos aqueles com registro em Conselho de Classe. Já entre os dias 5 a 8 de maio, os equipamentos farão a vacinação das equipes de apoio do setor.

A organização feita por categorias entre os profissionais tem o objetivo de facilitar o atendimento e reduzir o fluxo nos serviços, de acordo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente. “Realizamos abertura de dois equipamentos no sábado passado, exclusivamente para os profissionais da Saúde. Mas há a necessidade de intensificar a participação. Para tanto, a dose contra a influenza será oferecida em UBSs, de segunda a sexta-feira”, detalha Maria do Carmo.

Entre os dias 29 de abril a 4 de maio, serão atendidos médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, com a apresentação de documento pessoal com foto, Cartão de Saúde Nacional e o registro do Conselho de Classe.

Já entre os dias 5 a 8 de maio, os demais profissionais que atuam nos equipamentos de saúde como apoio devem procurar pela dose.Nesse grupo se encaixam recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos.

Os demais públicos que estão autorizados a receber a aplicação são gestantes, puérperas e crianças entre seis meses e menores de seis anos, e são atendidas nos mesmos endereços e horários.

Para receber a aplicação, basta apresentar o documento com foto, Cartão Nacional de Saúde e comprovação de vínculo de trabalho.

Aplicação da Influenza

A aplicação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que não estão atuando como Unidade Sentinelas ou que estão em reformas ou com atendimento unificado. As aplicações podem ser feitas em todas as UBSs de Jundiaí exceto: US Jardim do Lago (Avenida Leonita Faber Ladeira, 1358), Clínica da Família Novo Horizonte (Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540), UBS Retiro (Rua Maria Lúcia de Almeida, 100 – retomará atendimento dia 3 de maio) e UBS Marlene/Hortolândia (Rua Balbina Miguel Casoni, 275).

Nas UBSs Agapeama e Tamoio, a vacinação acontece das 8h às 11h30 e das 13h às 20h30, de segunda a sexta-feira. Já nas demais UBSs com funcionamento das 8h às 17h30, o atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

[tdj-leia-tambem]