Funcionário da limpeza urbana coleta resíduos e os deposita em caminhão do Programa Cata-Treco em rua de bairro de Jundiaí.
Ação municipal promove organização dos espaços públicos e reduz riscos de entupimentos e enchentes (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí segue intensificando as ações de limpeza urbana por meio do Programa Cata-Treco, iniciativa que tem como objetivo manter a cidade limpa, preservar o meio ambiente e reduzir riscos de alagamentos. A ação evita que objetos descartados irregularmente acabem em bocas de lobo, obstruindo galerias pluviais e causando transtornos nas vias públicas.

As equipes percorrem os bairros de porta em porta para recolher materiais recicláveis e volumosos, garantindo o descarte correto e evitando o acúmulo de resíduos em locais inadequados. A iniciativa é parte fundamental das ações de zeladoria urbana desenvolvidas pelo município.

Serviço essencial para a zeladoria urbana

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública (LIMPUB), da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), José Maria Júnior, o programa tem papel estratégico para a cidade.

“O Cata-Treco é um serviço essencial para a cidade. Além de facilitar o descarte correto de materiais volumosos pela população, ele contribui diretamente para a prevenção de enchentes, já que evita que esses objetos sejam descartados em locais impróprios”.

O que pode ser descartado no Cata-Treco

Entre os itens que podem ser descartados e recolhidos pelas equipes do programa estão:

  • Móveis e objetos domésticos de grande porte
  • Sofás e colchões
  • Armários de cozinha
  • Guarda-roupas
  • Mesas e cadeiras
  • Outros móveis em geral

A programação completa do Cata-Treco, com datas e bairros atendidos, pode ser conferida no link oficial disponibilizado pela Prefeitura.

Ecopontos ampliam opções de descarte em Jundiaí

Além da coleta realizada de porta em porta, a cidade também conta com locais fixos para o descarte gratuito de resíduos sólidos. Atualmente, são seis Ecopontos distribuídos estrategicamente, além do Ecoponto Geresol (Gerenciamento de Resíduos Sólidos).

Segundo o secretário interino da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jeferson Coimbra, os espaços garantem a destinação correta dos materiais.

“Os Ecopontos são espaços importantes para o descarte correto de resíduos. Todo o material levado pela população é recolhido e encaminhado ao Geresol, onde passa por triagem e recebe a destinação adequada”.

Clique aqui e confira os endereços dos Ecopontos e os horários de funcionamento.