Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa Clube do Bem-Te-Vi, de Jundiaí, realiza palestras para aproximadamente três mil alunos de nove escolas municipais sobre segurança no trânsito, até 3 de dezembro, promovida pelas unidades de gestão de Mobilidade e Transportes e de Educação, em parceria com o DETRAN/SP e com o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), da Polícia Militar. A primeira palestra ocorreu nesta quarta-feira (17), na EMEB Deodato Janski, no Jardim Tarumã.

As palestras têm como objetivo é proporcionar para as crianças reflexões sobre vivências de humanização no trânsito, considerando o meio ambiente e a valorização da vida. “Se queremos ter agentes multiplicadores de boa informação temos que começar esse trabalho na infância. E a educação de trânsito está aí inserida, levando informações valiosas e que impactam o cotidiano desses alunos”, informa o prefeito Luiz Fernando Machado, que esteve na primeira palestra. “Como essas informações chegarão a muitas crianças, o resultado certamente será positivo.”

“Em Jundiaí, entendemos que as ações de educação no trânsito precisam caminhar lado a lado com outros trabalhos, e deve ser constante”, declara o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “E levar todo esse conhecimento para as crianças possibilita conversar com um público-chave.”

[tdj-leia-tambem]

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e aqui nós valorizamos os trajetos que elas e suas famílias realizam da casa à escola caminhando. Como pedestres, essas crianças precisam ter consciência das regras no trânsito, inclusive para nos ajudar a ensinar os adultos”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Nas palestras, os alunos receberão uma carteirinha de pedestre, adesivo, um gibi e um talãozinho de multas para brincarem de “autuar” motoristas, passageiros e pedestres (amigos e familiares) que agirem em discordância com o que aprenderam. “Trabalhamos assim de maneira lúdica, com informações valiosas sendo transmitidas de maneira leve e fazendo com que cheguem às famílias dessas mesmas crianças”, informa o subtenente Edson Centamori, da CPTRAN.