Grupo de pessoas sorrindo em um parque, com duas crianças ao centro e duas mulheres, uma delas usando uniforme do Programa Criança Feliz.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Crescimento e sucesso do programa desde 2017

Implantado em Jundiaí em 2017, o programa Criança Feliz tem se consolidado como uma importante iniciativa de apoio às famílias da cidade. Desde sua criação, o programa já realizou mais de 51.525 visitas domiciliares, acompanhando crianças e gestantes inscritas no Cadastro Único. O programa Criança Feliz integra as ações do programa Cidade das Crianças, reforçando o compromisso da cidade com o desenvolvimento infantil.

Acompanhamento individualizado e fortalecimento dos vínculos familiares

Atualmente, 467 crianças de todas as regiões de Jundiaí são acompanhadas pelo programa, recebendo pelo menos duas visitas domiciliares por mês. O objetivo é estimular práticas parentais positivas, fortalecer os vínculos familiares e orientar sobre o desenvolvimento infantil.

A mãe de Novak Miguel, uma das crianças atendidas, compartilha o impacto positivo do programa: “O Miguel é autista grau 3 e a gente já percebeu o quanto ele evoluiu nesse período de visitas. Eu posso dizer que Jundiaí é a Cidade das Crianças mesmo, porque depois do acolhimento e do trabalho, tudo se abriu para nossa família”.

Atividades lúdicas e apoio integral às famílias

Em cada visita, as visitadoras levam materiais e atividades para as crianças, além de brincadeiras e orientações aos pais. Elas também identificam as necessidades das famílias e as conectam com a rede de atendimento da cidade.

As visitadoras Monique e Gabrielle destacam a importância do vínculo criado com as famílias: “Para além do acompanhamento e do desenvolvimento da criança, é muito importante ressaltar o vínculo e a confiança que a família cria conosco, além de novas relações com a própria rede de atendimento”.

Compromisso da cidade com a primeira infância

O prefeito Luiz Fernando Machado reforça o compromisso da cidade com as crianças: “Com o programa Cidade das Crianças, entendemos que as crianças não são só o futuro, mas já são o nosso presente. E esse conceito nos impõe várias prioridades, entre elas o incentivo ao desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança nos primeiros anos de vida, até quando elas chegam à nossa rede municipal de ensino, promovendo autonomia e protagonismo”.

Estrutura e abrangência do programa

O programa Criança Feliz é executado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e atende todo o município, incluindo crianças em acolhimento institucional de 0 a 3 anos. A equipe é composta por 15 visitadores sociais, 1 supervisor, 1 motorista e coordenadores.

Vanessa, mãe de duas crianças acompanhadas pelo programa, expressa sua gratidão: “Os visitadores acompanham o crescimento e o desenvolvimento dos nossos filhos. Para nós é muito valioso esse trabalho”.

Ações para promover o desenvolvimento infantil integral

O programa de Primeira Infância atua em dois eixos: visitas domiciliares e articulação intersetorial. São promovidas rodas de conversa, oficinas, atividades culturais e vivências em espaços públicos, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento infantil integral.

A gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, destaca a importância de promover a apropriação dos espaços públicos pelas famílias: “Ao longo dos últimos meses, promovemos também as visitas a diversos equipamentos públicos da cidade, como a Fábrica das Infâncias Japy e o Mundo das Crianças, tudo para promover a formação de repertório e a apropriação dos espaços públicos pelas famílias”.