estudantes-do-5°-ano-A-assitindo-o-vídeo-enviado-de-Doral
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos é sucesso para as crianças da EMEB Professora Armanda Santina Polenti, no bairro Jundiaí Mirim. A turma do 5° ano A, através de vídeos, mantém contato com a escola Downtown Doral Charter Elementary School de Doral, na Flórida.

O objetivo do programa é proporcionar aprendizagens e troca de experiências, reconhecendo as línguas são potentes ferramentas de acesso ao conhecimento. Aproximadamente são integrados 35 estudantes em Jundiaí e 135 em Doral.

A iniciativa foi da Assessoria de Cooperação Internacional, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e do Departamento de Ensino Fundamental, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Área de Língua Estrangeira.

Seguindo as etapas, a EMEB Armanda já enviou um vídeo inicial com as apresentações pessoais e a rotina diária escolar. Além disso, a turma também lançou uma pergunta de curiosidade comum para ser respondida pelas crianças da Flórida. “O segundo vídeo já está gravado, nós apresentamos a Festa Junina, em contexto da cultura brasileira. Olha o quanto a gente aprende… Geografia, línguas, culturas, é uma forma inovadora”, contou o estudante Kaio César de Oliveira Souza, 10 anos.

Atualmente, as crianças receberam o vídeo de Doral e se encantaram com a oportunidade de conhecer a rotina das crianças de outro país. Os alunos de Doral apresentaram a sala de aula, os professores, ambientes externos, jogos e muito mais. “O que eu mais gostei de ver foi que eles estão estudando adjetivos e substantivos na aula de Língua Portuguesa”, ressaltou Laís de Oliveira Souza, do 5° A. 

“Eles têm a oportunidade de compartilhar ações com crianças de outro país e estão aproveitando e aprendendo muito mais a Língua Inglesa. Trabalhei com eles a pesquisa nos Chromebooks, onde eles responderam sobre características da escola depois de assistir o vídeo, que, inclusive, os deixou super felizes”, disse a professora Cláudia Padovani Vilares, lembrando da ferramenta digital, que faz parte dos investimentos implementados pelo programa Escola Inovadora, em Jundiaí.

O próximo vídeo a ser produzido terá o tema “Contação de Histórias da Cultura Tradicional”. As crianças abordarão as principais histórias de autores brasileiros, como a Turma da Mônica, Sítio do Pica Pau Amarelo e muitos outros. “Já estamos muito animados para o próximo vídeo, vamos conhecer mais sobre a cultura deles, aprendemos de tudo em um só vídeo”, contou João Paulo Cauê Alves, de 11 anos.

[tdj-leia-tambem]