
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), em comemoração à Semana do Meio Ambiente, lançou o programa Horta Urbana, que vai disponibilizar áreas públicas ociosas para os habitantes que queiram cultivá-las. “A iniciativa visa envolver a participação da comunidade no plantio e na manutenção das hortas comunitárias e urbanas e, sobretudo, a promoção da cidadania e engajamento dos moradores na melhoria do local onde vivem, além de ofertar uma possibilidade de geração de renda, principalmente neste momento de pandemia”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
[tdj-leia-tambem]
O objetivo principal desse programo é promover a segurança alimentar dos moradores de Jundiaí e uma fonte de renda alternativa para a população, estimular a economia solidária e as práticas comunitárias em espaços públicos e ainda estimular o contato de crianças e adolescentes com a natureza. O mapeamento das áreas com bairros de maior vulnerabilidade já foi realizado e inicialmente são 15 áreas disponibilizadas. Nas hortas poderão ser cultivadas hortaliças, plantas medicinais, aromáticas, ornamentais e espécies frutíferas. “O município ficará responsável pela preparação dos canteiros e pela oferta inicial de insumos aos interessados em situação de vulnerabilidade, inscritos no Cadastro Único”, explica o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.
“Para ser contemplado com a cessão do espaço para a horta urbana, o participante deverá primeiro fazer o curso oferecido pela Prefeitura, de forma gratuita, e ter sua aptidão certificada”, explica a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini. A primeira edição do curso será realizada durante três sábados – 19 e 26 de junho e 3 de julho – sempre das 8 às 13 horas, pela Escola de Governo, em parceria com a ETEC Benedito Storani. Cada turma contará com 15 participantes para respeitar os protocolos de segurança sanitária.
Para se candidatar ao programa Horta Urbana é necessário se cadastrar no site da Prefeitura, ser morador de Jundiaí, participar do curso de capacitação, com obtenção do certificado de aptidão; comprometer-se com as atividades de manutenção da horta e atender as legislações vigentes. Cada interessado pode se candidatar para até duas áreas.