Solo agronegócio produtor rural
Foto: Freepik

Através da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), a Prefeitura de Jundiaí criou o programa “Fertilidade de Solo”, que oferece um serviço gratuito de análise de solo para os produtores rurais do município.

A iniciativa foi considerada essencial, mesmo na fase emergencial do Plano SP, vigente até o momento no estado. “A produção rural não pode parar e estamos atendendo os produtores rurais dentro das diretrizes de segurança sanitária”, explica a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Por ano, a UGAAT faz em média 170 análises de solo. Valmir Panzan, produtor de uvas niágara, já foi atendido pelo programa. “Sempre fui muito bem atendido e o serviço é ágil. Se não fosse esse programa oferecido gratuitamente pela Prefeitura, eu não conseguiria fazer o monitoramento do solo com tanta frequência. Essa análise é muito importante, pois quem faz cultivo há muito tempo sabe que o solo pode apresentar resíduos. As análises apresentam se há excesso de fertilizantes ou não. Com isso, conseguimos controlar melhor a produção, sem prejudicá-la por conta do excesso de adubação”, explica.

[tdj-leia-tambem]

De acordo com Harder, o programa orienta os produtores sobre como a coleta do solo deve ser feita, agendam um horário e recebem as amostras para realizar a análise. Essa análise avalia a composição dos nutrientes do solo, parte física da terra e formação entre areia slite e argila. “É uma análise completa, inclusive do mesmo tipo que é solicitado por bancos quando produtores precisam solicitar financiamento”, detalha a diretora.

O resultado sai em cerca de 15 dias e, se necessária correção do solo, a análise apresenta uma indicação do próximo passo.