Trator realizando terraplanagem em uma área rural, com um caminhão ao fundo e uma plantação ao lado.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o programa Patrulha Agrícola tem acelerado suas atividades, aumentando o número de serviços realizados em pequenas propriedades rurais da região. Recentemente, a Prefeitura adquiriu um novo caminhão para o transporte de máquinas e implementos, reforçando assim a iniciativa.

Aumento de atendimentos

Em 2024, já foram realizados 95 atendimentos, comparados aos 143 atendimentos durante todo o ano de 2023 e apenas 55 em 2022. Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT, destacou que os números e o aumento dos investimentos no programa refletem o quanto a administração valoriza a Patrulha Agrícola e os pequenos produtores rurais a utilizam. Além disso, foi inaugurado um novo espaço para armazenar as máquinas dentro do IAC, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Maquinário disponível

Atualmente, o projeto conta com uma variedade de equipamentos, incluindo 2 tratores, 1 retroescavadeira, 1 pá carregadeira, 1 caminhão basculante e 1 caminhão com prancha e munck, além de diversos implementos. Isso permite que os produtores contratem serviços de maquinário de grande porte a preços subsidiados, abaixo do mercado, como parte da política pública oferecida pela gestão municipal.

Serviços oferecidos pela Patrulha Agrícola

Produtor rural operando um trator vermelho em meio a uma área arborizada
Produtor rural Thiago Mingotte elogia o programa Patrulha Agrícola. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os serviços disponíveis incluem preparação de solo com gradão, arado e roçadeira. Nos últimos meses, o programa também passou a oferecer serviços com encanteiradora, grade niveladora, distribuidor, entre outros. Thiago Mingotte, produtor de uva, mexerica e milho no bairro da Toca, elogia o programa: “Uma máquina desse tamanho ajuda bastante no dia a dia do sítio, principalmente por ser um serviço que não conseguimos fazer com os nossos equipamentos e também pelo baixo custo que representa. E é muito importante que a agricultura esteja sendo valorizada assim”, afirmou.

Valorização do pequeno produtor

Isabel Harder, diretora de Agronegócio, enfatizou a importância de apoiar os pequenos produtores. “Nós sempre queremos reforçar a nossa preocupação em ajudar o produtor a se fixar no campo. E o serviço da Patrulha Agrícola é muito importante, pois, muitas vezes, o pequeno agricultor não dispõe da variedade de maquinários, daí a importância de oferecer esses serviços a custo bem abaixo do mercado”, afirma.

Supervisão e inscrição no programa Patrulha Agrícola

A execução dos serviços nas propriedades rurais tem a supervisão de Gilberto Bardi, que coordena o programa junto à UGAAT. O programa está disponível para todos os produtores rurais de Jundiaí. Para se inscrever, os interessados devem registrar suas propriedades no Departamento de Agronegócio, que fica no Paço Municipal, das 9h às 17h.

Em caso de dúvidas, os produtores podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581, 11 4589-8872 ou 11 4589-8692. É necessário que a propriedade esteja inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possua o Cadastro Ambiental Rural (CAR).