pe-de-arvore-vila-progresso-jundiai
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O senhor Osvaldo Moreira Júnior, morador da Vila Progresso, conheceu o programa Pé de Árvore e solicitou ao Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) para receber o plantio em sua rua.

“Há algum tempo sinto falta de mais árvores aqui no bairro (Vila Progresso). Conheci o programa pelas divulgações da Prefeitura e fiz o processo necessário, inclusive colhendo as assinaturas dos vizinhos. Foi tudo muito simples. As árvores foram plantadas na última semana e agora vamos ajudar com a rega e cuidados. Eu fiz minha parte para ter uma Vila Progresso mais arborizada”, contou o munícipe.

Sete novas mudas foram plantadas no trecho da rua onde Osvaldo mora, sendo duas de ipê roxo e cinco de ipê branco. “Aqui vai ficar muito bonito quando elas começarem a florir”, lembrou Osvaldo.

Programa Pé de Árvore

Realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) – Unidam e Jardim Botânico, o Programa Pé de Árvore tem o intuito de melhorar a qualidade ambiental e paisagística dos espaços urbanos, contribuir para a redução da poluição do ar, sonora e visual, além de favorecer a saúde física bem como mental da população.

Além disso, o plantio de mais árvores também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Agenda 2030).

“O Pé de Árvore promove a arborização urbana a partir da participação dos munícipes, tanto no pedido das árvores, quanto no cuidado com as mudas após o plantio. O próprio programa foi criado a partir de um processo de escuta a crianças e pais durante a elaboração do Plano de Bairro Novo Horizonte, quando 86% dos entrevistados disseram que o bairro deveria ter mais árvores, e 72% gostariam que uma árvore fosse plantada em frente à própria casa. Além de deixar as ruas mais bonitas e o clima mais ameno, a arborização de calçadas promove o sombreamento dos caminhos e estimula que crianças e adultos andem mais a pé, ampliando os benefícios do programa”, explicou a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini. 

Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital, pelo e-mail [email protected]. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de gradil para proteção e de placa de identificação das árvores ficam sob responsabilidade das unidades da prefeitura, o munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores. 

[tdj-leia-tambem]