
O programa Via Rápida abriu inscrições para 60 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para Jundiaí. Os cursos são direcionados a jovens e adultos que buscam por geração de renda e melhores oportunidades de trabalho.
Podem se inscrever pessoas com 16 anos ou mais e alfabetizadas, até a próxima terça-feira (30) no Portal da Empregabilidade de Jundiaí. O Via Rápida disponibilizou três cursos, com 20 vagas disponíveis para cada um:
- Assistente administrativo;
- Assistente contábil de crédito e cobrança;
- Técnicas de venda.
Os candidatos selecionados serão convocados através do e-mail, e as aulas deve começar no dia 14 de abril. Os cursos dão o certificado para os alunos que tiverem pelo menos 75% de presença. De acordo com a matéria do G1, no caso de o número de inscritos ser maior que o número de vagas, serão priorizadas as pessoas que estiverem desempregadas e tenham baixa renda.
Bolsa-Auxílio
O Programa Via Rápida oferece o valor único de R$ 210 como auxílio aos alunos matriculados nos cursos de qualificação a partir de março. A bolsa-auxílio é para ajudar nas despesas durante a realização do curso.
Assim, o valor será disponibilizado aos alunos que tenham frequentado os 10 dias de aula e que cumpram os requisitos:
- Maiores de 16 anos,
- Alfabetizados,
- Domiciliados no estado de São Paulo,
- Desempregados, que atendam os requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para determinado curso.
Assim, o aluno receberá o pagamento após a instituição conferir a participação do aluno até o décimo dia de aula, e pode ser realizado também após o término do curso. Depois do valor disponibilizado, o aluno poderá solicitá-lo em 30 dias.
- Não poderá receber a bolsa-auxílio quem:
- Esteja recebendo seguro-desemprego ou previdenciário;
- Tenha faltado a mais de 5 aulas no curso;
- Seja beneficiário de outros programas sociais ou de bolsa-auxílio de outros programas de qualificação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.