Cachoeira na Serra do Japi
Foto: Divulgação

No dia 22 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água, Jundiaí terá algumas intervenções culturais em cinco pontos da cidade, com projeções de vídeos, a partir das 19h e 30min, para que a comunidade seja sensibilizada pela importância da conservação da água e da Serra do Japi. A ação ainda busca engajar as pessoas a conhecerem sobre o Projeto Olhos da Serra e a sua relevante atuação na preservação dos recursos hídricos, já que a área é muito rica em nascentes, que irão abastecer mananciais da região.

A diretora de cultura da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), Eliana Schiozer, explica que o objetivo principal da ação é fazer a sensibilização da população sobre a importância do recurso natural e finito que é a água. “Na verdade, temos muito a evoluir, como sociedade, antes de comemorar. A data precisa servir, principalmente, de conscientização da população sobre a utilização dos recursos hídricos, que nos é tão precioso”.

As projeções, foram produzidas pelos artistas Carla Candiotto e Rodrigo Matheus do Espaço Japi Meio Ambiente e Cultura que estarão em cinco pontos diferentes da cidade: Departamento de Água e Esgoto (DAE), Igreja Santa Clara, Igreja Nossa Senhora do Desterro (Matriz), Prefeitura de Jundiaí e no Maxi Shopping Jundiaí.

Nesse ano, o Dia Mundial da Água tem como tema “Águas Subterrâneas: tornando o invisível visível”, com foco em sensibilizar sobre como as mudanças climáticas impactam o lençol freático e, consequentemente, a oferta de água por meio dessa fonte.

[tdj-leia-tambem]

Para o Diretor de Mananciais da DAE e Vice-presidente do Consórcio PCJ, Martim Ribeiro, a água é um elemento essencial à vida, e que constitui a matéria-prima da DAE, na prestação dos serviços de saneamento. “Fazer parte desta importante ação no Dia Mundial da Água reforça o compromisso socioambiental que temos na garantia da oferta de água à população, em qualidade e quantidade”.

Eliana reforça que a intervenção cultural será aberta à população e que as pessoas poderão tirar fotos nos locais das projeções e compartilhar com as hashtags #olhosdaserra, #serradojapi, #diadaagua. “É um convite para refletir sobre nosso momento atual e o quanto temos e podemos fazer para preservar e cuidar dos recursos hídricos, ainda mais estando tão perto da Serra do Japi, um lugar tão importante para nossa região”.

Circuito de palestras busca sensibilizar a comunidade sobre a Serra do Japi

No mesmo dia, a partir das 14 horas, será promovido um circuito de palestras no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM), que fica no bairro de Santa Clara. O evento, que é organizado pelo Consórcio PCJ, SAB Santa Clara, e DAE, contará com a presença dos parceiros do Projeto Olhos da Serra (Prefeitura Municipal, Fundação Serra do Japi, Coca-Cola Brasil, Coca-Cola FEMSA, GETF), e será aberto ao público em geral, mediante inscrições prévias, visto que as vagas são limitadas.

Todos os temas das palestras serão relacionados à água, como uso, impacto, preservação, desafios da população e das regiões, entre outros.

A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, destaca a importância do envolvimento da sociedade com as ações do Projeto Olhos da Serra. “A participação da população é necessária e estratégica, ao preservar áreas como a Serra do Japi, estamos cuidando daquilo que é nosso e, ao mesmo tempo, construindo o futuro que queremos para nós e para as futuras gerações”.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo link.