
Apesar de o foco principal ser a capacitação profissional de prestadores de serviço do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), a qualidade de vida associada a hábitos saudáveis, e com a prevenção de doenças, também compõe as ações do programa Bom Motorista da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). O projeto ainda encerra o segundo semestre de 2022 com cerca de 910 atendimentos.
Em dezembro, o programa chegou aos usuários de ônibus que receberam orientações e passaram por exame preventivo de câncer bucal. Os passageiros mostraram grande aceitação da novidade e 384 pessoas receberam atendimento. Destas, o projeto encaminhou 13 pessoas, com anomalias na cavidade oral, para avaliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
[tdj-leia-tambem]
Cuidando da saúde
Morador no bairro Morada das Vinhas, Jairo Gonçalves Souza, recebeu orientações e fez o exame preventivo de câncer bucal. “Eu costumo passar por consulta na UBS, mas poder aproveitar para fazer exame enquanto espero no terminal, é ótimo.”
O motorista de ônibus, Marcos de Paiva, também está entre os atendidos. “É muito bom contar com essas ações, porque na correria do dia a dia, a gente tem pouco tempo, e acaba não cuidando bem da saúde”, comenta.
Na programação, além de câncer bucal, foram realizadas atividades para orientar sobre reeducação alimentar, direção defensiva e saúde mental. “Queremos aumentar a adesão a cada tema, porque sabemos que os cuidados diários, como alimentação adequada e cumprimento de normas de trânsito, entre outros, são determinantes para mantermos a nossa saúde”, afirma o gestor em substituição de Mobilidade e Transporte, Leslie Tealdi Litano.
O programa Bom Motorista tem uma programação variada, com palestras, exames, além de entrega de brindes dentro dos terminais.