
Cerca de 30 motoristas do transporte coletivo de Jundiaí participaram de uma palestra sobre o combate à violência contra a mulher no transporte público, nesta quinta-feira (09), no Terminal Hortolândia.
A ação faz parte do programa “Bom Motorista”, criado nesta gestão com o objetivo de qualificar o desempenho dos profissionais do sistema e reconhecer aqueles que apresentarem resultados positivos durante o ano.
Novato na profissão, o motorista da linha 571, Rogério Lima Jansen Pereira, aprovou a iniciativa.
“Comecei a trabalhar no transporte público há quatro meses e participei de todas as atividades do programa até então. As palestras são muito interessantes e abordam temas relevantes que contribuem muito com o nosso trabalho no dia a dia”, disse. Com a ação de hoje, agora são 760 motoristas que já participaram do programa somente este ano.
Na quinta fase do “Bom Motorista”, as palestras são comandadas pela assistente social da Vigilância Epidemiológica, Roberta Ribeiro.
Durante cerca de 20 minutos, ela conversa com os profissionais sobre como agir caso presencie um episódio de violência contra a mulher, não só dentro do ônibus, mas também em outros locais.
“É importante chamar a Guarda Municipal ou a Polícia Militar imediatamente para preservar a integridade física da vítima. O ditado de que em briga de marido e mulher não se mete a colher não pode ser levado a sério”, explicou.