
A equipe do Departamento de Projetos Urbanos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano (UGPUMA) promoveu, na tarde desta segunda-feira (18), reunião com o Instituto Luiz Braille para apresentar o projeto de acessibilidade enviado ao “Programa Calçadas Acessíveis” do Estado de São Paulo, que contempla as calçadas em frente ao Instituto, com o objetivo de angariar recursos para implantação. A equipe técnica apresentou a planta do trajeto e fez algumas indicações táteis para que os participantes da reunião pudessem compreender melhor as explicações.
A diretora de Projetos Urbanos, Paula Siqueira, explicou que o projeto visa à qualificação e acessibilidade do percurso que compreende o trecho do Terminal Central até o Lar Nossa Senhora das Graças, incluindo o Instituto Luiz Braille e Bolão.
[tdj-leia-tambem]
“O projeto foi desenvolvido com o objetivo de oferecer acessibilidade, conforto e segurança aos pedestres. Consideramos a demanda, de anos, apresentada pelo Instituto Braille e pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e, hoje, apresentamos a vocês assim como e pedimos ajuda para conversar e sensibilizar os moradores e proprietários dos imóveis do entorno, local que receberá as primeiras intervenções”.
O planejamento é que as primeiras intervenções sejam iniciadas ainda este ano com a utilização do recurso previsto da emenda parlamentar do Programa Calçadas Acessíveis. “Serão necessárias adequações nas calçadas por conta do nivelamento para oportunizar o acesso a todos. Colocamos nossa equipe à disposição para, juntos, montarmos uma agenda de visitas técnicas para apresentar o projeto aos moradores”, afirmou Paula.

O presidente do Instituto Luiz Braille, José Carlos de Lima, falou sobre a iniciativa. “Estamos muito felizes, pois essa é uma antiga reivindicação que vai trazer mais segurança e conforto aos assistidos da instituição. Iremos fazer esse trabalho em parceria para o andamento do projeto”, afirmou.