
A arte do cinema entra em cartaz em Jundiaí para falar sobre consumo consciente, sustentabilidade, meio ambiente e mobilidade urbana às crianças da rede municipal de ensino através do projeto cultural “Cine Eco”, que a cidade recebe nos dias 24, 25 e 26 de agosto, com patrocínio do Boa Supermercados e realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) através da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet.

Quase dois mil alunos da rede de ensino básico de Jundiaí serão contemplados pelo projeto itinerante através de oficinas de curtas-metragens, sessões de cinema, atividades teatrais e workshops, sempre com abordagem lúdica e direcionada para crianças e adolescentes. “De uma forma lúdica e divulgando a arte do cinema serão abordados conceitos importantes como meio ambiente, uso consciente dos recursos naturais, respeito ao próximo e mobilidade urbana. Acreditamos que este é um caminho para ajudar na formação de crianças e jovens como cidadãos conscientes para o futuro”, avalia Patricia Henrique, do Instituto Eco Ambiental e Social.
[tdj-leia-tambem]
O projeto já passou pelas cidades de Sumaré, Maringá, Mogi das Cruzes e, agora, Jundiaí. No início deste mês (dias 2, 3 e 4 de agosto), alunos do 5º ano da EMEB Ivo de Bona, no bairro Almerinda Chaves, já puderam participar da Oficina de Introdução Básica de Cinema e tiveram aulas de produção, filmagem e roteiro. A próxima fase do projeto na cidade acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto, com a realização de sessões de cinema, interações teatrais e workshops sobre uso da água, energia, reciclagem e segurança no trânsito. Também serão exibidos os curtas-metragens produzidos durante a Oficina de Cinema com os alunos da EMEB Ivo de Bona.

Para acolher essa ação cultural, será montada uma estrutura gigante de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação do público, e mais: com direito a pipoca! Ao final de cada sessão, as crianças levarão para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens.
Sobre o Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS)
O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre o Instituto acessando o site www.institutoeco.com.br