
Os livros tem o poder de fazer sonhar acordado, e a estudante Rafaela Thorressan, de nove anos, conta que ama ler livros de contos de fadas. “Quando leio eu me imagino no lugar da personagem e queria estar na história”, revela.
A partir da próxima sexta-feira (21), a Rafaela e todos os estudantes matriculados nas escolas municipais de Educação Infantil I, Educação Infantil II, Ensino Fundamental Ciclo I Regular e EJA poderão levar para a casa, todos os finais de semana, livros do acervo escolar para que possam ler juntamente com os seus familiares ou responsáveis.

Esse é o projeto “Contém Sonhos”, que foi lançado na sexta-feira (14) e está inserido no Programa Escola Inovadora.
Os livros serão colocados dentro de sacolas personalizadas com a identificação do projeto para seu transporte. Para isso, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) adquiriu 36 mil sacolas, em um investimento de R$ 291 mil.
“A leitura é capaz de criar estímulos que marcam para sempre uma criança e sua família. Práticas como essas serão sempre fomentadas em Jundiaí, a Cidade da Criança, pois tem um grande potencial transformador na vida de cada uma delas”, diz o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Estudar, ler e aprender não tem idade. Matriculada no EJA, dona Maria Aparecida Machado, de 75 anos, afirma que cada vez mais está encantada com os estudos e que ama ler. “Livro para mim é tudo. Eu viajo, aprendo e quero ler cada dia mais”, explica.

“Nos momentos de leitura vivenciados pelos meninos e meninas da rede municipal de ensino, habilidades como destreza, criatividade, ampliação do repertório oral são despertados e promovem ainda os alinhavos com os conteúdos do currículo jundiaiense”, afirma a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.
Diálogos Embalados Personalizados
Além do “Projeto Contém Sonhos”, foi feito também o lançamento do projeto Diálogos Embalados Personalizados. Projeto que consiste na assinatura anual de um clube de livros destinados à formação dos educadores e à composição do acervo da biblioteca do educador das escolas da rede.
Todos os bimestres, os gestores de cada escola terão encontros para debater a obra com os autores dos livros, para discutir as percepções e indagações causadas pela leitura. O investimento foi de R$ 42 mil.
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